ASSINE
search button

Além do câncer, outras doenças da próstata também merecem atenção

Compartilhar

Existem duas doenças pouco conhecidas, mas comuns, que atingem da próstata e os homens não dão atenção. São elas a Hiperplasia prostática benigna e Prostatite. “O assunto ainda é tabu, e os homens tem uma tendência maior de procrastinar na hora de procurar ajuda médica, o que pode contribuir para a evolução da doença”, comenta Mauricio Rubinstein, Fellow em Laparoscopia Urológica e Cirurgia Robótica na Cleveland Clinic e Mestre em Urologia – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Abaixo o Dr Mauricio responde as principais dúvidas sobre essas duas doenças menos conhecidas que atingem a próstata. 

Prostatite

O que causa? 

É uma doença inflamatória da próstata que afeta em sua maioria homens adultos.Existem diferentes tipos de prostatite e ela pode ser causada por diferentes tipos de bactérias, vírus, fungos ou não ter causa especifica (desconhecida). 

Quais são os sintomas? 

Em um quadro típico de uma prostatite aguda, os sintomas são febre alta e repentina, mal-estar geral, calafrios, dores no períneo associados a sintomas urinários (dor ao urinar, aumento da freqüência e urgência miccional). No caso de uma prostatite crônica, os sintomas são semelhantes ao do quadro agudo porém, sem febre. Podem ocorrer incomodo após a ejaculação e saída de sangue no esperma.

Como é o diagnóstico? 

É baseado inicialmente na historia clinica do paciente. A ultrassonografia do sistema urinário e da próstata e ate uma tomografia da pelve podem ser necessárias para avaliar o quadro. Alguns exames, como análises da urina, exame de sangue e do líquido prostático obtido após o exame de toque podem ser requeridos. Estes exames indicarão a existência ou não de sinais de inflamação e infecção, indicando se o problema está localizado na próstata ou em algum outro órgão, como bexiga ou na uretra.

Como é o tratamento? 

As prostatites são tratadas de acordo com o tipo diagnosticado pelo médico. Podem ser utilizados medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios, alfa-bloqueadores, antidepressivos tricíclicos, analgésicos, entre outros. A doença inflamatória assintomática não requer tratamento específico. Devem ser evitadas no período do quadro, bebidas alcoólicas, pimentas e condimentos fortes, pois podem piorar os sintomas. O quadro de Prostatite não é contagioso e não tem relação com câncer de próstata. 

Hiperplasia prostática benigna

O que causa? 

A Hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das doenças mais comuns no homem idoso, tem importante impacto na qualidade de vida, por interferir diretamente nas atividades laborais e na qualidade de sono dos pacientes. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, a Hiperplasia prostática benigna deve ter sua incidência e prevalência bastante aumentada. Dados mais recentes sugerem que ela ocorra em um quarto dos homens aos 50 anos de idade, em um terço dos homens aos 60 anos e em metade dos homens aos 80 anos ou mais.

A hiperplasia prostática benigna é causada devido a um aumento progressivo da glândula prostática, onde os nódulos hiperplásicos (adenomas) comprimem o tecido normal e começam a obstruir a uretra masculina. Os dois fatores importantes ligados ao desenvolvimento de HPB são a idade e os hormônios masculinos.

Quais são os sintomas? 

Os sintomas da HPB são classificados como obstrutivos ou irritativos. Os sintomas obstrutivos são: jato fraco de urina,intermitência (urinar com interrupções), esvaziamento incompleto da bexiga. Os sintomas irritativos são: aumento da freqüência urinária, noctúria(urinar mais a noite) e urgência (necessidade de esvaziar a bexiga com rapidez). Atualmente utilizamos o termo LUTS (sintomas do trato urinário inferior)para descrever o conjunto dos sintomas obstrutivos e irritativos, que na maioria das vezes coexistem no mesmo paciente.

Como é o diagnóstico? 

Uma boa história clinica e exame físico com o toque retal, avaliando os sintomas dos pacientes em associação com exames radiológicos de ultrassonografia das vias urinarias e da próstata são suficientes para uma detecção correta e rápida do diagnostico de HPB.

Como é o tratamento? 

Os objetivos do tratamento são aliviar os sintomas e evitar ou retardar a progressão da HPB, que pode levar a retenção urinária aguda e necessidade de cirurgia. O paciente tem papel decisivo na escolha do seu tratamento, pois o impacto dos sintomas na qualidade de vida é muito importante.

Há várias opções para o manejo de pacientes com hiperplasia prostática benigna:

- A observação, somente acompanhando seus sintomas de perto.

- Terapia medicamentos a,para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida.

- Terapias minimamente invasivas e tratamento cirúrgico: utilizados para pacientes que tenham falha do tratamento medicamentoso, piora dos sintomas e riscos de progressão da doença. O mais indicado é a Ressecção Endoscópica da Próstata,realizada através da uretra,retirando em parte o tecido da próstata que cresceu e obstruiu a uretra. O procedimento após anos, continua sendo realizado com sucesso e com novas tecnologias, menos invasivas.