ASSINE
search button

Complexos de rutênio são eficazes para o combate ao câncer

Pesquisa é desenvolvida na Unesp de Araraquara

Compartilhar

Segundo a Fundação do Câncer, mais de 500 mil pessoas por ano no Brasil descobrem que têm algum tipo de tumor. Neste sentido, a produção científica em busca de soluções tem se mostrado cada vez mais importante. Propor uma alternativa útil e eficaz é o objetivo do estudo “In vitro evaluation of the cytogenotoxic potential of Ruthenium (II) SCAR complexes: a promising class of antituberculosis agents”, desenvolvido pelo pesquisador Rone Aparecido De Grandis, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Dentro do estudo, obtivemos resultados altamente relevantes sobre a ação antitumoral de complexos de rutênio, com atividades quase 100 vezes maiores do que fármacos utilizados nos tratamentos anticâncer, como a cisplatina [referência no tratamento da doença]. Além disso, destacamos a importância da avaliação do perfil de segurança de novos fármacos, por meio de testes recomendados internacionalmente”, explica o cientista.

Para avaliar o efeito antitumoral dos complexos, foram realizados testes frente a diversas linhagens celulares tumorais, como mama, próstata, intestino, fígado e colo uterino. Para o especialista, “os resultados são bastante expressivos, quando comparados com outros descritos na literatura até o momento”. De Grandis pretende dar continuidade às pesquisas: “no doutorado, vou elucidar melhor o mecanismo de ação destes complexos por meio da avaliação da instabilidade genômica em esferóides multicelulares tumorais. Os estudos sobre a caracterização biológica desses complexos se tornamimportantes para que se possa definir o real potencial clínico”.

Para o desenvolvimento da dissertação, Rone De Grandis precisou buscar várias referências sobre o tema na literatura acadêmico-científica. “O Portal de Periódicos da Capes foi uma importante fonte de consultas a artigos e dissertações. Como a grande maioria da informação científica é encontrada em meio digital, a consulta ao Portal foi recorrente durante minha pesquisa”, detalha. Segundo ele, “o acesso ao acervo do Portal de Periódicos permite não só a atualização, mas também o aumento da produção científica no Brasil e seu crescimento no panorama internacional”.