ASSINE
search button

Mais da metade dos disléxicos não sabe que sofre com o problema

Estima-se que cerca de 4% da população mundial conviva com o transtorno

Compartilhar

Muita dificuldade de ler, escrever e associar letra e fonema são problemas de quem sofre com a dislexia. O transtorno, altamente genético, com 60% de chances de hereditariedade, acarreta inúmeras dificuldades no aprendizado, especialmente nas fases iniciais de alfabetização. Agravado conforme o nível de escolaridade do indivíduo o problema afeta cerca de 4% da população mundial, de acordo com levantamento de profissionais da área.

Em virtude da pouca atenção e do pouco conhecimento geral sobre o assunto, são escassos materiais que se propõem a estudar a dislexia e a orientar profissionais que possam ter algum contato com pessoas que têm esse transtorno. "Em geral, são professores e familiares que percebem a dificuldade inicial do aprendizado da leitura encontrado na dislexia", afirma a Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Por isso, de acordo com a professora, mais da metade das pessoas disléxicas não sabe que convive com o problema. Em geral, segundo ela, as crianças que apresentam a dificuldade nos estágios iniciais de aprendizagem são taxadas de preguiçosas ou com baixo rendimento cognitivo.A alteração neurofuncional resulta em um déficit de linguagem e certas habilidades cognitivas. "A pessoa disléxica tem muita dificuldade em relacionar as letras do alfabeto aos seus sons para que o reconhecimento automático de palavras seja possível. A associação de letra e som é mais difícil e leva mais tempo pra quem sofre com o transtorno, que precisa ser acompanhado e demanda maior atenção da família e professores em algumas situações", ressalta a professora.

O período de alfabetização, ensino médio e início do superior são importantes marcos de dificuldades na vida de quem sofre com a dislexia. O primeiro por ser o contato inicial com a linguagem escrita, o segundo por ser a preparação para o vestibular e o último em virtude da pouca assistência prestada por universidades e docentes aos alunos disléxicos.

Um estudo apresentado no Congresso Internacional de Dislexia selecionou 20 Instituições de Ensino Superior brasileiras, sendo 10 públicas e 10 privadas e 15 no exterior, sendo 3 dos Estados Unidos, 3 no Canadá, 3 no Reino Unido, 3 na Austrália e 3 na Irlanda com o objetivo de verificar quais as instituições que dispunham de Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) para dar assistência e avaliar alunos com diferentes dificuldades de aprendizado.

Como resultado, o estudo identificou que 25% das instituições brasileiras não apresentavam o Núcleo, exigido pelo MEC, e 20% não incluem a dislexia nos serviços de acompanhamento ao aluno. Diferente do Brasil, todas as instituições dos países apontados no estudo apresentavam o NAI e apenas uma não reconhecia a dislexia nos serviços de apoio.