ASSINE
search button

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Evento chega à sua 19ª edição em 2016

Compartilhar

Ao observar o céu à noite, você fica curioso com a formação das estrelas e dos planetas? A origem das galáxias e os movimentos de cometas lhe intrigam? Então, o seu lugar é na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Fique atento, pois a edição desse ano já está com as inscrições abertas. A Olimpíada vai acontecer no dia 13 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Escolas públicas ou particulares que ainda não participam já podem se cadastrar pelo site (www.oba.org.br). 

O prazo para inscrições de escolas vai até o dia 13 de março e os exames acontecem em fase única no dia 13 de maio de 2016.

O objetivo da OBA, de acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo, coordenador nacional do evento e professor do Instituto de Física da Uerj, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”.

A olimpíada é dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio - e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

Segundo Canalle, a iniciativa não tem a intenção de criar rivalidade entre escolas ou promover competição entre cidades ou estados. “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Até hoje, a OBA já contou com mais de 7 milhões de participantes. Em 2015, a olimpíada teve a participação de mais de 830 mil estudantes de quase 10 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além da colaboração de 64 mil professores. Distribuiu cerca de 46 mil medalhas, 7% a mais do que na edição anterior.