Pesquisa busca identificar características comportamentais em peixe ornamental da Amazônia

Para traçar estratégias de conservação de uma espécie é importante ter conhecimento sobre seus aspectos biológicos. Quando essa espécie tem apelo comercial, esse esforço é ainda mais importante, levando em conta sua possível exploração indevida. Uma pesquisa realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM) busca desvendar características do comportamento agressivo do acará boari, peixe que ocorre na região e que possui apelo no mercado de peixes ornamentais.

A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é o projeto de mestrado de Carolina Sarmento na Universidade Federal do Pará, em convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi e com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisadora destaca que o objetivo é "investigar o comportamento agressivo de indivíduos adultos em diferentes momentos do ciclo reprodutivo da espécie".

De acordo com Carolina, o acará boari, como são conhecidos popularmente os peixes da espécie Mesonauta insignis, é um animal de importância econômica na região por ser usado como ornamental. "O mercado ornamental é bem forte na Amazônia. As informações de aspectos biológicos são importantes para melhoria e adequação de práticas de manejo", reforçou a pesquisadora. Carolina destacou também que, por meio do comportamento animal, podem ser identificadas possíveis alterações ambientais.

"Hoje, com os Planos de manejo, importante documento de planejamento, em algumas áreas da Amazônia, podemos conservar esse recurso e promover uma fonte de renda ao pescador", reforçou Danielle Pedrociane, pesquisadora do Instituto Mamirauá. De acordo com a pesquisadora do Instituto, já foi publicado um estudo sobre aspectos reprodutivos da espécie pela instituição. "Também estão em andamento estudos de alimentação e de crescimento. Com essas informações saberemos muito sobre o ciclo de vida da espécie na água branca", completou.