ASSINE
search button

Saúde pública: OMS/OPAS classificam perfil nutricional de alimentos e bebidas

Como discutido nos boletins 268, 269 e 275, a obesidade é um grave problema de saúde pública

Compartilhar

Com o intuito de combatê-la, a Organização Mundial da Saúde (OMS)/Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram um instrumento para a prevenção da obesidade: o modelo de recomendação do perfil nutricional de alimentos e bebidas, que classifica alimentos de acordo com a sua composição nutricional.

AO modelo serve de orientação para estudos e políticas para a promoção de uma alimentação adequada, trazendo tabelas de classificação dos alimentos que podem ser úteis para a sociedade em geral. O modelo nutricional é baseado em robustas evidências científicas e resultado do trabalho rigoroso de um grupo de consultores especialistas composto de autoridades reconhecidas no campo da nutrição. 

O propósito de sua análise é classificar alimentos e bebidas que contenham uma quantidade excessiva de açúcares livres, sal, gorduras totais, gorduras saturadas e ácidos graxos trans, tal como mostram os quadros abaixo, retirados do documento em questão. Tal ferramenta é muito útil, em especial no Brasil, para conter o avanço da diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas não transmissíveis, que causam cerca de 70% das mortes no país, segundo dados do Ministério da Saúde.