ASSINE
search button

Homens envelhecem menos que as mulheres

Dermatologista explica e dá dicas ao público masculino

Compartilhar

Você sabia que os homens envelhecem mais tarde que as mulheres? Sim, isso graças à pele masculina ser mais oleosa, mais grossa e resistente. Mas, mesmo assim, uma hora bate a consciência que os primeiros sinais começam a surgir e eles podem ser tratados desde cedo.

A dermatologista Ana Carolina Sumam, do Rio de Janeiro, dá abaixo uma série de dicas sobre esse assunto, inclusive dizendo o que surte efeito e o que é apenas mito. Hoje a internet possui, por exemplo, inúmeras receitinhas caseiras que se dizem infalíveis no retardamento da velhice substituir por retardo do envelhecimento.  “Não sou adepta de dicas caseiras, pois exige muita disciplina na hora do preparo e o consumo precisa ser rápido. Os homens são práticos e se o produto for pronto, melhor ainda. Mas o tratamento deve ser sempre individualizado para se obter resultados satisfatórios”, explica a médica, lembrando que "hoje em dia, a indústria investe cada vez mais em dermocosméticos voltados para o público masculino. O primeiro passo é ter a iniciativa de comprar. O segundo é de fato usar. Para isso, o mercado de dermocosméticos vem desenvolvendo linhas específicas com embalagens atrativas, cheiros masculinos, texturas mais leves e ativos potentes. Ou seja, dentro de um vidro bonito pode estar a solução para se obter uma pele mais lisinha, com rugas atenuadas e mais clara, entre outros benefícios”diz a médica.

Olheiras e a papada: “As olheiras mais comuns são as mistas (pigmento vascular e melânico). As bolsas são queixas frequentes entre os homens. Já a papada depende muito da genética do paciente, assim como do 'efeito sanfona'. Tratamentos combinados podem adiar o lifting em casos leves. O ultrassommicrofocado e a radiofrequência não tiram o paciente da rotina de trabalho e promovem contração do colágeno, melhorando a flacidez”. 

Manchas na pele: “As manchas podem ser evitadas usando-se filtro solar diariamente e um clareador específico para o tipo de pele do paciente. O peeling químico e o laser podem ser indicados, quando se tem pressa ou quando o paciente não deseja usar os cremes domiciliares, por preguiça ou falta de tempo”.

Um dos problemas que afetam os homens é a calvície: “Ela deve ser diagnosticada e tratada precocemente com medicação tópica e oral por período prolongado. No consultório, o dermatologista pode indicar tratamentos como microagulhamento, laser e mesoterapia. O eflúvio telógeno deve ser excluído nos casos de queda acentuada, sendo necessário investigar alterações hormonais e nutricionais”, diz a especialista.

Qual seria o tratamento mais eficaz para retardar o envelhecimento da pele? “Antes de dormir, vale aplicar um produto voltado para o tipo de pele do paciente, com ação anti-acne, anti-rugas e anti-manchas, entre outras características. Uma boa sugestão é a manipulação de produtos personalizados que sejam capazes de tratar duas ou três queixas de uma só vez. Facilita muito a adesão do paciente ao tratamento, pois os homens são mais práticos e não têm paciência para rituais longos”, explica Ana Carolina.