ASSINE
search button

Janeiro foi o mês mais quente da história, afirma Nasa

Período foi 1,13ºC mais quente que a média histórica

Compartilhar

Após o ano de 2015 ter sido o mais quente já registrado na história, 2016 começou seguindo o mesmo caminho. Segundo a Nasa, janeiro bateu o recorde de temperatura e foi 1,13ºC mais quente do que a média histórica entre os anos de 1951-1980. O período é usado como parâmetro para medir as temperaturas.

    O número é a mais alta variação já registrada na história para um mês e a quarta vez consecutiva no qual a temperatura fica acima da média: outubro teve alta de 1,06ºC, novembro teve elevação 1,02ºC e dezembro registrou alta de 1,11°C.

    Segundo os especialistas, o número alto nos termômetros teve como uma "pequena contribuição" a atuação do fenômeno natural "El Niño", que esquenta as águas do Oceano Pacífico.

    Em entrevista ao "Sydney Morning Herald", o especialista do Instituto Potsdam, Stefan Rahmstorf, afirmou que o fenômeno climático pode causar um aumento máximo de 0,2 graus centígrados, enquanto "mais de 80% da elevação é causada pelo aquecimento global".

    Segundo ele, o "El Niño" tende a perder força nos próximos meses, mas as temperaturas devem seguir altas "até que nós não elimenos o consumo de combustíveis fósseis". (ANSA)