ASSINE
search button

Unesp lança Catálogo 'Álcool e Outras Drogas'

Objetivo é fornecer lista com locais que oferecem informações e cuidados sobre o tema

Compartilhar

A Unesp e o programa Rede Viva Melhor (RVM), vinculado à Vice-Reitoria e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), buscam constantemente a melhoria do bem estar de sua comunidade.

Uma das contribuições da Rede para esta campanha foi a edição do Catálogo 'Álcool e Outras Drogas: Locais para Informação e Cuidado – Unesp', com uma série de indicações de locais e contatos que oferecem orientação e cuidados aos usuários e dependentes de álcool e outras drogas.

O consumo e abuso de álcool e outras drogas tem sido uma das maiores questões e paradigmas de nossa sociedade. Reuniões com os articuladores das unidades da Unesp - Bauru foram realizadas junto a alunos e autoridades do Câmpus para traçar ações que pudessem colaborar no combate ao abuso de drogas e ajuda na recuperação de dependentes.

“A ideia surgiu em reunião entre a equipe de coordenação da Rede Viva Melhor, os vice-diretores das unidades de Bauru e o professor Raul Aragão Martins (Unesp de São José do Rio Preto). Nesta ocasião, sentiu-se a necessidade de construir e disponibilizar à comunidade da Unesp uma relação de locais que oferecem orientação e cuidado aos interessados no assunto, em que é possível procurar ajuda para casos de emergência, para tratar a dependência ou para discutir o tema”, afirma Milena Ferreira, pós-doutoranda e membro da Rede Viva Melhor.

A relação, obtida através da colaboração de todos os articuladores da RVM que, em suas respectivas unidades e cidades-sede dos câmpus, organizaram as informações, disponibiliza também dados de locais de auxílio fora dos campus da universidade.

“Os articuladores da Rede Viva Melhor se mobilizaram para obter a relação dos locais situados nas unidades da Unesp ou nos municípios que contam com seus câmpus. Estas informações ajudarão aos interessados, às pessoas que estão fazendo uso excessivo ou já estão na dependência de álcool e outras drogas”, ressalta Lilian Galesi, também pós-doutoranda e membro da RVM.