ASSINE
search button

Bloco da Solidariedade chama foliões para doar sangue e plaquetas no INCA

A meta desse ano é conseguir 450 doações  

Compartilhar

O tradicional bloco de carnaval do Banco de Sangue do INCA incentiva a doação no período que antecede a folia. A próxima semana será de solidariedade e festa no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Até o dia  5 de fevereiro, o Bloco da Solidariedade faz um apelo à população: Antes de cair na folia, compareça ao Banco de Sangue do INCA e ajude a salvar vidas! A sede do Instituto fica na Praça Cruz Vermelha, 23, Centro do Rio. 

Nesta terça-feira (2), a partir das 12h, o Bloco da Solidariedade recebe a presença mais que especial dos padrinhos da campanha, o dançarino Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo. 

A bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e sua rainha Viviane Araújo também estarão presentes, levando o carnaval carioca para o Banco de Sangue do Instituto.

A abertura será na Praça Cruz Vermelha e depois o bloco segue para o Banco de Sangue do Instituto. Durante os feriados prolongados, como o Carnaval, o estoque de sangue do INCA costuma se reduzir em cerca de 50%. É fundamental que a população esteja consciente sobre a importância de doar sangue e plaquetas. Em decorrência do tratamento, muitos pacientes precisam receber transfusões de sangue e plaquetas regularmente. O Instituto realiza cerca de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes por mês.

A meta da campanha de 2016 é conseguir 450 doações para manter o estoque de sangue e plaquetas regular durante o período do Carnaval. Depois dos hospitais de emergência, o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes da cidade. A chefe do Serviço de Hemoterapia do Instituto, Iara Motta, ressalta a importância da doação regular para o funcionamento dos serviços do Instituto.

"O tratamento do Câncer possui um diferencial: a necessidade de transfusões de um componente específico, as plaquetas, que têm vida útil de apenas cinco dias. As hemácias podem ser armazenadas por 35 dias. Por isso, a necessidade de mobilizar a população para recebermos de forma contínua doadores de sangue e também de plaquetas", ressalta a médica. 

O INCA e todas as unidades de Saúde precisam que a doação de sangue seja um ato regular para homens (até quatro doações por ano - intervalo mínimo de 60 dias) e mulheres (até três doações por ano - intervalo mínimo de 90 dias). 

Doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Doe sangue e plaquetas no INCA e ajude a salvar vidas. As doações poderão ser feitas de segunda à sexta-feira (1º a 5/2), das 7h30 às 14h30. Para doar plaquetas é necessário agendamento pelo telefone (21) 3207-1064. No sábado (6/2), ocorrerá somente a doação de plaquetas, das 8h às 12h.