ASSINE
search button

Ex-estudantes da Faetec criam moda sustentável

Compartilhar

A ideia de transformar peças jeans antigas em itens da moda tem rendido uma série de prêmios para ex-alunas da Faetec. Formadas no curso técnico de Produção de Moda da Fundação de Apoio à Escola Técnica, as amigas Isabela Maria Rodrigues, Mayra Sallie e Luana Depp desenvolveram uma técnica sustentável de reaproveitamento e customização de jeans e outros tecidos.

Na semana passada, o trio recebeu o selo Shell Iniciativa Jovem de Empreendimento Sustentável. No ano passado, elas já tinham conquistado três primeiros lugares: na Amostra de Moda e Design Sustentável do Paraty Eco Festival; no concurso Empurra que Vai, voltado para ideias de negócios inovadores da Incubadora de empresas da COPPE UFRJ; e da Feira de Negócios Criativos #JuventudeRJ, do Sebrae. 

A ideia que daria origem à MIG Jeans foi apresentada pela primeira vez na disciplina de Empreendedorismo do curso técnico. Isabela lembrou que elas usaram um carrinho de supermercado para expor as peças. 

"A Faetec foi muito importante para aprendermos a empreender. A parte prática, com a criação e o desenvolvimento da marca, por exemplo, foram etapas fundamentais para que chegássemos até aqui", contou a empreendedora. 

No ateliê, na Zona Norte do Rio, elas transformam as peças jeans vintage. Para Mayra Sallie, o diferencial da marca está nas ações empresariais que envolvem o pensamento coletivo.

"Como é um trabalho artesanal, garantimos mais qualidade, conforto e um acabamento personalizável. O nosso público, além de muito consciente com a causa ambiental, busca o bem-estar na forma como se apresenta para o mundo", afirmou a Mayra.

O marketing sustentável também é uma preocupação das jovens: nos eventos de que participam, elas propõem a doação de roupas antigas em troca de descontos em peças exclusivas das novas coleções.