ASSINE
search button

Observatório Nacional vai erguer Laboratório Multiusuário de Paleomagnetismo e Metrologia Magnética

Compartilhar

O Observatório Nacional deu o primeiro passo para instalar o Laboratório Multiusuário de Paleomagnetismo e Metrologia Magnética.

O projeto, coordenado pelo pesquisador Daniel Franco, da área de Geofísica do Observatório Nacional, foi contemplado com recursos de R$ 500 mil no edital 'Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2015' da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), cujo resultado foi divulgado na quarta-feira, dia 16 de dezembro.

Com os recursos aprovados, o ON vai dar início à implantação do laboratório, que deve ficar pronto em cinco anos. "Voltado essencialmente a estudos de Paleomagnetismo, Magnetismo de Rochas, Magnetoestratigrafia e Arqueomagnetismo, assim como orientado ao desenvolvimento, teste e calibração de instrumentos e sensores magnéticos, o Laboratório Multiusuário de Paleomagnetismo e Metrologia Magnética será o segundo laboratório brasileiro para estudos paleomagnéticos – uma demanda histórica da comunidade científica – , e o primeiro para metrologia magnética relacionada à medição do campo geomagnético”, explica Daniel Franco. 

O edital da Faperj visa financiar a aquisição e manutenção de equipamentos e a execução de obras de infraestrutura para atender a grupos de pesquisa. A seleção leva em conta, entre outros critérios, o mérito técnico-científico, a originalidade, a articulação e integração entre os diferentes pesquisadores da proposta; o impacto do projeto sobre a infraestrutura disponível nas instituições para a realização das atividades de pesquisa relativas ao desenvolvimento dos projetos propostos, e o caráter multidisciplinar da proposta.