ASSINE
search button

Facetas ultrafinas de porcelana são utilizadas como lentes de contato para os dentes

Procedimento garante sorriso perfeito sem  necessidade de anos de tratamento 

Compartilhar

Quem não sonha com um sorriso largo e bonito, como o das celebridades? Vários astros da TV exibem dentes alinhados, muito brancos e perfeitos. Mas, muitas vezes, isso se deve a um recurso superavançado e que confere um resultado muito natural: as facetas do tipo lentes de contato. Na verdade, são facetas ultrafinas (de aprox. 0,2mm) tipo lente de contato mesmo. Elas são aplicadas sobre os dentes naturais do paciente com o mínimo desgaste - ou até mesmo sem precisar desgastá-los -, diferentemente do que acontece com as facetas de porcelana convencionais, que exigem um maior desgaste dos dentes naturais antes serem colocadas por cima dos mesmos.

Dizem que astros de Hollywood como Tom Cruise, George Clooney e Zac Efron são adeptos da técnica, capaz de transformar e rejuvenescer sorrisos. Segundo o Dr. Mauricio Araújo, especialista, mestre e PhD em Odontologia,  uma queixa muito frequente no consultório é a de dentes separados, o que compromete aquele sorriso perfeito. O problema pode ser corrigido ortodonticamente, mas também através de técnicas da odontologia estética, com o uso dessas modernas facetas, o que garante o sorriso dos sonhos sem a necessidade de anos de tratamento.

Ele explica que as facetas lente de contato são mais modernas, exigindo menor desgaste dentário. “Elas são o que há de mais avançado em restauração estética atualmente. São feitas de uma cerâmica extremamente resistente, chamada Dissilicato de Lítio. Além de muito resistentes (até 400x mais quando comparadas com as facetas feitas de outros materiais), o que significa boa longevidade clínica, elas são biocompatíveis e têm estabilidade de cor, ficando idênticas aos dentes naturais”, diz Dr. Mauricio. Segundo ele, elas são indicadas para corrigir alterações de forma ou de cor dos dentes, para fechamento de pequenos espaços entre os dentes, para encobrir machas, ou ainda, para corrigir casos de mal posicionamento dentário.