ASSINE
search button

Pela 1ª vez, Pequim emite 'alerta vermelho' por poluição

China enfrenta problema ambiental há semanas

Compartilhar

Pela primeira vez na história, a cidade de Pequim emitiu um "alerta vermelho" nesta segunda-feira (07) por causa dos altos índices de poluição no ar, informou a agência estatal de notícias Xinhua.

    Mesmo após semanas de índices elevados de pó no ar, o país mantinha o "alerta laranja", o nível três em uma escala de quatro cores. Após alguns dias de trégua, a quantidade de partículas de poluição no ar, o índice PM 2,5, voltou a subir neste domingo (06).

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de partículas suportadas pelos humanos é de 25 PM. Hoje, às 18h (hora local) esse número estava em 256 na capital chinesa.

    O acionamento do alerta vermelho impõe uma série de medidas extremas para reduzir os índices de poluição, entre elas, está a proibição de funcionamento de empresas consideradas "altamente poluentes", a paralisação de obras públicas que envolvam a construção de empreendimentos e a recomendação para que as pessoas evitem sair de casa.

    A China - ao lado dos Estados Unidos - é o país mais poluidor do mundo. As duas nações emitem sozinhas 45% dos gases que provocam o efeito estufa. De acordo com um estudo realizado pela Berkeley Earth e publicado pela "Plos One" reveleu que 1,6 milhão de pessoas morrem por ano na China por causa da poluição e de seus efeitos, o que dá 4,4 mil mortes por dia. (ANSA)