ASSINE
search button

Homens também devem estar atentos ao câncer de mama

Apesar de rara, doença também afeta os homens

Compartilhar

Assunto já conhecido entre as mulheres, o câncer de mama também merece atenção por parte dos homens. A cada cem casos em mulheres, há um caso em homens, segundo dados do Inca - Instituto Nacional de Câncer.

“Infelizmente ainda vivemos a imagem de que o câncer de mama atinge somente as mulheres, quando já se sabe - mesmo que em minoria - da possibilidade também aos homens. É necessário que as pessoas se conscientizem e propaguem conhecimento”, destaca Dra. Maria do Socorro Maciel, mastologista e coordenadora do Centro de Mama do Hospital Samaritano de São Paulo.

Entre as principais causas do câncer de mama em pessoas do sexo masculino estão as alterações genéticas e hormonais, além de alimentação rica em gordura, excesso de álcool. Por isso, indicamos hábitos de vida saudáveis a todo tempo e escolhas conscientes”, completa a especialista.

Por essa razão o autoxame deve ser feito por todos, independentemente se homem ou mulher. “Qualquer irregularidade ou percepção de mudança nas mamas ou axilas, a pessoa deve consultar um centro especializado para atendimento e esclarecimento”, refere-se a especialista, já que no caso de câncer de mama em homens, quando diagnosticado, geralmente está em estágio avançado por falta de conhecimento, o que dificulta o tratamento e aumenta os riscos de metástase.

Entre os sintomas mais comuns para o câncer de mama nos homens estão:

Protuberância ou inchaço, em alguns casos com incômodo e dor;

Pele ondulada ou enrugada;

Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e,

Inchaço nos linfonodos (ínguas ou gânglios) axilares.

Para finalizar, a especialista explica que “homens que tenham em sua família casos próximos de câncer de mama devem se consultar com especialista. Esse histórico aumenta a probabilidade da doença. Quanto antes diagnosticada, maiores são as chances de recuperação”.