ASSINE
search button

Manifesto: Tratamento para hepatite C continua fora do alcance dos pacientes 

Medicamento pode curar hepatite C, mas apenas 15 mil são tratadas hoje no Brasil

Compartilhar

Estima-se que 1,5 milhão são afetadas pela doença. Organizações de pacientes e da sociedade civil fazem ato público hoje em João Pessoa. A Hepatite C afeta de 130 a 150 milhões de pessoas no mundo e ao redor de 1,5 milhão no Brasil. Felizmente uma nova geração de medicamentos está disponível e pode curar a Hepatite C. Infelizmente, os preços desses tratamentos são impeditivos e, hoje, apenas 15 mil pessoas serão tratadas no Brasil. A meta oficial do Ministério da Saúde é tratar até 60 mil pacientes nos próximos dois anos – ou apenas 4% da estimativa de brasileiros afetados pelo vírus. Amanhã, às 16h, um conjunto de movimentos e organizações realizará um ato público em defesa do tratamento para todos. 

Em diversos países da Europa, assim como nos EUA, o preço de um desses novos medicamentos, o Sofosbuvir, tem sido contestado por pacientes, médicos, parlamentares, economistas e cientistas. Eles defendem que os preços praticados extrapolam os custos de pesquisa e de produção. Também em muitos países (inclusive no Brasil), as patentes solicitadas para este medicamento estão sendo contestadas por serem baseadas em técnicas e compostos anteriormente conhecidos. Estas patentes foram rejeitadas em países como Índia, China e Egito. Atualmente, o Brasil trata 1 paciente por um valor que corresponde ao tratamento de 7 pacientes na Índia. 

O Sofosbuvir chegou ao mercado em 2013 como um remédio milagroso, carregando a promessa de erradicar o vírus, mas a epidemia, contudo, vai continuar se alastrando enquanto preços altos, conquistados por monopólios via patentes, colocarem a cura fora do alcance das pessoas. “O Sofosbuvir ilustra bem o problema de tratamentos inacessíveis em virtude de preços altos, que foram desenvolvidos em universidades públicas e são comercializados por grandes companhias farmacêuticas”, avalia Walter Britto, membro da Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM). 

O ato público em defesa do tratamento para todos, amanhã, em João Pessoa acontece no momento da abertura do 10º Congresso de HIV/Aids e o 3º Congresso de Hepatites Virais – “Novos Horizontes, Novas Respostas”, que o Ministério da Saúde realiza de 17 a 20 de novembro na cidade. O objetivo é convocar participantes do congresso a denunciar os abusos e somar-se às vozes dos que não se conformam com a qualidade das respostas dadas até aqui.