ASSINE
search button

Mudança climática extinguirá maioria das espécies de tubarão

Compartilhar

A capacidade dos tubarões de caçar e crescer será dramaticamente afetada devido às mudanças climáticas, em particular graças ao aquecimento e à acidificação dos oceanos.    

Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, baseado em experimentos de longo prazo e publicado na revista "Scientific Reports" prevê graves prejuízos à capacidade dos tubarões de satisfazerem sua própria demanda de energia.    

Os experimentos, que analisaram animais de Port Jackson, descobriram que o desenvolvimento embrionário é mais rápido em temperaturas elevadas, mas a combinação de águas mais quentes e níveis mais altos de gás carbônico aumenta a demanda por energia dos tubarões, reduzindo sua eficiência metabólica e removendo suas habilidades de buscar alimentos através do olfato. Esses efeitos resultarão em reduções acentuadas do peixe nos oceanos.    

"Um terço dos tubarões e espécies de arraias já está ameaçado devido à pesca excessiva. A mudança climática e a acidificação dos oceanos irão adicionar outra camada de estresse e acelerar essas taxas de extinção", disse o professor Sean Connell, da Universidade de Adelaide.