Novos genes que causam a progressão do câncer são descobertos por cientistas

Objetivo do estudo é a criação de um novo catálogo dos genes causadores da doença

Um estudo divulgado na revista PLoS Computational Biology permitiu a identificação de 103 genes cuja a mutação é diretamente responsável pela progressão do câncer, destes, 71 são novos. A descoberta irá possibilitar a definição de novos tratamentos.

O projeto é coordenado pelo Laboratório de Genômica Computacional da Fundação Centro de Pesquisa Príncipe Felipe (CIPF) de Valência, na Espanha, e tem como objetivo a criação de um novo catálogo dos genes que causam o câncer.

O estudo foi feito através da utilização de bases de dados de mutações de câncer e de estruturas de proteínas, com a intenção de identificar variações em tumores de pacientes, segundo fontes do CIPF.

Os dados genônimcos, clínicos e moleculares foram analisados em grande escala para prever e explicar com mais precisão quais as consequências desses genes em cada paciente e quais as respostas terapêuticas individuais, com isso os cientistas pretendem estabelecer novos tratamentos para a cura e a prevenção do câncer.

A pesquisa contou com dados de 6 mil pacientes do Atlas do Genoma do Câncer, correspondentes a 23 diferentes tipos de câncer com mais de 18 mil estruturas tridimensionais das proteínas do Protein Data Bank (PDB).

"Conforme avançamos, somos capazes, com mais precisão, de prever a evolução do câncer e, nos casos em que isso é possível, tomar medidas antes e com mais eficácia", explicou o diretor do departamento de Genômica Computacional do CIPF, Joaquim Dopazo.

Ainda de acordo com Dopazo, a aplicação prática desse trabalho poderá explicar os motivos de um câncer causado pela mesma proteína possuírem diferentes formas de progressões com mutações em diferentes lugares.

*Por Stefano Miranda