ASSINE
search button

Estocar vento é possível e viável economicamente

União Europeia dá permissão para o plano de armazenar vento em cavernas

Compartilhar

JB publica vídeo da BBC de Londres sobre o plano da União europeia para armazenar vento em cavernas. Segundo o vídeo, a energia natural é fácil de se obter quando há uma frequência de vento, mas para lugares onde não há vento, a saída é a estocagem. 

"Mas o que acontece quando uma empresa resolve pedir permissão para fazer isso?", indaga. Nenhuma pessoa ou empresa ainda havia imaginado estocar vento dentro em uma caverna. O processo exige máquinas para enviar um volume maior de vento para dentro da caverna. Assim terão ar comprimido para venda caso seja necessário. 

Segundo os técnicos, haverá necessidade de uma tubulação para que sempre tenha vento entrando na caverna e suprindo o estoque. A energia gasta será reciclável para outros fins, e a construção totalmente inserida na natureza, sem danos. A energia pode ser catalisadora, ou pode ser até perigosa. Mas o vento é sempre necessário. O vento e o ar suprem necessidades e criam a energia necessária para tudo que se movimenta. "Sem dúvida alguma é uma grande invenção!", diz o locutor.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff, em entrevista coletiva concedida na ONU, levantou essa questão quando disse não existir tecnologia atualmente para “estocar vento”, em menção às dificuldades decorrentes da viabilidade técnica de se substituir as hidrelétricas por fazendas de energia eólica. O vídeo explica como isso é possível.