ASSINE
search button

Expressão facial cansada pode ser corrigida através de procedimento simples

Compartilhar

Com o estresse do dia a dia e os anos de vida que acumulamos, além da interferência de fatores ambientais ou genéticos, é comum o desenvolvimento de uma expressão facial cansada e envelhecida. Isso se deve à flacidez e ao acúmulo de gordura e pele nas pálpebras, processo que pode ser acelerado pela perda súbita de peso. A boa notícia é que esse quadro pode ser revertido através de um procedimento cirúrgico simples, a blefaroplastia, a plástica da pálpebra.

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que elimina a flacidez, bolsas de gorduras e rugas das pálpebras inferior e superior, melhorando a estética facial e rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

Embora seja cada vez maior a quantidade de pessoas que recorrem a essa cirurgia, muitas ainda temem o procedimento por falta de conhecimento sobre ele ou medo de que algo dê errado.

A cirurgiã plástica Dra. Paula Samy de Castro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tranquiliza a respeito da intervenção: “O procedimento é simples e rápido. É realizado em torno de duas horas se for feito nas pálpebras superior e inferior. Praticamente não existe contraindicação, a não ser que o clínico diga que há risco cirúrgico, mas ainda assim podemos fazer, com anestesia local, um procedimento menor e mais limitado”, explica a médica.

De acordo com a cirurgiã Dra. Paula Samy, que presta atendimento também no Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias – RJ, a complicação mais comum, mas que é rara de acontecer, é o hematoma (sangramento), principalmente em pacientes hipertensos. Portanto, pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, devem controlá-las antes de se submeterem à cirurgia.

Outra preocupação dos pacientes, segundo a médica, é em relação à pálpebra inferior. Eles temem ficar com o olho muito aberto, repuxado. E isso realmente pode acontecer, já que muitos cirurgiões retiram pele demais. Por isso, ela alerta para a importância de realizar o procedimento com profissionais sérios e credenciados.

A cirurgia é realizada, mais comumente, apenas sob anestesia local com sedação. A anestesia geral é utilizada somente quando necessária.

As recomendações pré e pós-operatória também são simples. No pré-operatório, algumas das orientações passadas pelo médico são: Jejum de oito horas antes da cirurgia, abstenção de medicações anticoagulantes, como a aspirina, e de tabaco, por pelo menos um mês antes da cirurgia. Já no pós-operatório, estão incluídos repouso, utilização de óculos escuros e compressas geladas, para reduzir o inchaço da região.