ASSINE
search button

Cemitério São João Batista é o primeiro da America Latina no Google Street View

Compartilhar

Um dos cemitérios mais procurados por visitantes no Rio de Janeiro, o cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul, poderá ser “visitado” agora sem precisar sair de casa. Ele será o primeiro cemitério da América Latina a entrar no Google Street View. A partir de segunda-feira (5), os túmulos de celebridades como Cazuza, Tom Jobim e Carmen Miranda, entre tantos outros, estarão a apenas um clique de distância.

Para quem não é adepto de conhecer cemitérios pode parecer uma experiência mórbida, mas o cemitério São João Batista reúne várias curiosidades que fazem valer a visita, como por exemplo, a enorme coleção de obras de arte. A primeira escultura de arte abstrata feita no Brasil, em 1914, fica no cemitério da Zona Sul.

Um túmulo que vale a espiada é o do dramaturgo Cláudio de Souza, onde foi construída uma réplica de um teatro de arena, uma espécie de teatro que oferece uma arquibancada para a plateia.

O cemitério São João Batista não é o primeiro do mundo a entrar no Google Street View. Ainda em 2013, o Google mapeou o cemitério Arlington, em Washington, nos EUA. A mesma tecnologia usada no Rio, chamada trekker, foi utilizada no cemitério americano, ela permite que as inscrições nos túmulos fiquem visíveis aos internautas.

Ainda não há planos de mapear outros cemitérios no Rio.