ASSINE
search button

YouTube Space lança pedra fundamental no Rio de Janeiro

Projeto quer incentivar a intensificação e a qualificação da produção de vídeos no Brasil

Compartilhar

Google e YouTube divulgaram na manhã desta quarta-feira (9) a realização do Youtube Space Rio. A iniciativa faz parte de um projeto de expansão mundial, já em atividade em Los Angeles, Nova York, Londres, Tóquio e São Paulo. Após Bombaim, com inauguração prevista para ainda neste ano, o Rio será a sétima cidade a ser contemplada com o YouTube Space, com a ocupação de uma área aproximadamente 2,5 mil m² na revitalizada região da Zona Portuária, no Centro.

A apresentação contou com a presença de executivos do grupo, como Alvaro Paes de Barros (Diretor dos YouTube Spaces no Brasil), Fabio Coelho (Presidente do Google Brasil) e Lance Podell (Diretor Global dos YouTubes Spaces). O prefeito Eduardo Paes também participou do evento, e foi entrevistados por três dos mais populares YouTubers no Brasil: Manoela Antelo, 9 anos; Rafael Procópio, do canal Matemática Rio; e Seth Kugel, do Canal Amigo Gringo. 

O contrato para a execução do projeto foi fechado no último domingo (6). O investimento previsto não foi divulgado, mas não há vínculo com nenhuma lei de incentivo fiscal.

Democratização e empreendedorismo

O Brasil é um dos cinco maiores consumidores de vídeos online do mundo. Mas não de produção. Este é um dos estímulos para investimento desta estatura. Executivo responsável pela criação do YouTubeSpace, Lance Pondell explica que o objetivo do espaço é incentivar a intensificação e a qualificação da produção de vídeos no Brasil, através do suporte audiovisual necessário. Quer seja em treinamento didático, com capacitação em oficinas e afins, ou mesmo oferecendo ferramentas e infraestrutura técnológica, em estúdios. Todos os eventos e serviços realizados no Space serão prestados gratuitamente a YouTubers. Terão acesso aos estúdios de produção os Canais com mais de 2.500 assinantes. 

Na ocasião, foi entregue ao Prefeito Eduardo Paes a Placa 'Botão de Ouro do YouTube', simbolizando o lançamento da pedra fundamental do projeto.