ASSINE
search button

Hospital do Fundão realiza mutirão de exames contra o câncer colorretal

Serão realizadas aproximadamente 120 colonoscopias

Compartilhar

Nas próximas terça e quarta-feira, dias 08 e 09 de setembro, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) realiza, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), um mutirão de prevenção de câncer colorretal. Serão realizados aproximadamente 120 procedimentos em pacientes com faixa etária entre 50 e 75 anos.

A iniciativa faz parte do “Setembro Verde”, que tem o objetivo de realizar o rastreamento da doença, divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e de lesões pré-cancerosas (que podem ser removidas pela colonoscopia). Pesquisas recentes revelam que este é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país e o terceiro mais incidente entre os homens, sendo o segundo em mortalidade no mundo. No entanto, assim como os tumores de mama e próstata, o câncer colorretal pode ser prevenido e, quando diagnosticado em fase inicial, tem alto índice de cura.

Os exames do mutirão serão realizados somente em pacientes da unidade que já estão agendados pela Central de Regulamento- SUS.

Sobre o câncer colorretal

O câncer colorretal é respectivamente um tumor maligno que se origina no intestino grosso ou no reto e pode ser diagnosticado precocemente por meio da realização de exames periódicos em pessoas com histórico familiar ou com idade acima de 50 anos. O exame permite sejam realizadas medidas preventivas altamente eficazes através da visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado).

PRINCIPAIS SINTOMAS

·  dor ou desconforto abdominal (cólicas frequentes; excesso de gases)

·  mudança do hábito intestinal (diarréia ou constipação intestinal)

·  sangramento anal ou sangramento nas fezes

·  sensação de evacuação incompleta

·  dor ao evacuar

·  fraqueza

·  anemia

·  perda de peso inexplicada

·  náuseas e vômitos

·  obstrução intestinal

·  alteração na coloração das fezes (escuras)

·  aumento do volume abdominal

·  massas ou tumores palpáveis

·  redução no diâmetro das fezes