ASSINE
search button

Para entrar em forma, não basta iniciar sessão de exercícios físicos

Compartilhar

Para entrar em forma, não basta apenas iniciar uma sessão de exercícios físicos. Antes de escolher a sua forma de movimentar-se, é necessário buscar a orientação de um profissional e o aval de um médico. Praticar exercícios de maneira moderada é o indicado, uma vez que exagerar na dose pode originar dores e complicações em pessoas predispostas a desenvolverem problemas como artrose, Síndrome do Impacto no Quadril ou Síndrome do Piriforme (a Síndrome do Bumbum Sarado).   

“Até em uma simples caminhada, a pessoa pode começar a sentir dores no quadril, nádegas, virilha, coxa e joelho, resultantes de um início de artrose que deve ser investigada por um médico especialista”, explica o ortopedista Daniel Ramallo, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - RJ (INTO).

A sobrecarga de exercícios também pode causar problemas nas articulações. Corridas, futebol, tênis e até mesmo lutas marciais geram a Síndrome do Impacto no Quadril, caso que levou o tenista Gustavo Kuerten a deixar as quadras e realizar cirurgia.

De acordo Daniel Ramallo, os primeiros sintomas da Síndrome do Impacto no Quadril são dores ou incômodo na virilha, nádega ou face lateral do quadril. Como a doença é pouco conhecida, muitas vezes é mal diagnosticada. “Não faz dez anos que ela começou a ser estudada, e hoje é objeto de preocupação dos médicos por ser uma das principais causas de artrose do quadril em jovens”, afirma o especialista.

A busca pelo corpo perfeito pode deixar sequelas. Mulheres que passam horas na academia exercitando bumbum são as vitimas da Síndrome do Piriforme, problema pouco comum, mas que vem chamando a atenção dos médicos. “Tem uma maior incidência em mulheres entre 20 e 50 anos que malham com muita intensidade os músculos das regiões das nádegas e coxas”, alerta Ramallo.

Por essa razão, realizar uma avaliação médica antes de começar ou retomar uma atividade física é fundamental. E mesmo depois de iniciada a atividade, é preciso estar atento aos sinais do corpo. “Dores ou incômodos devem ser relatados logo a um médico. Na ânsia de perder peso, de ganhar massa muscular ou de melhorar com rapidez o desempenho, muita gente ultrapassa os próprios limites, se lesiona ou agrava um problema pré-existente”, finaliza Daniel Ramallo.