ASSINE
search button

Berzoini defende integração para conteúdos digitais

Ministro fez o lançamento do programa Usinas Digitais

Compartilhar

"O Brasil tem talento, tem capacidade, tem criatividade. Mas é preciso integrar as estruturas de governo, o setor privado e as universidades para que esse esforço seja potencializado". A afirmação foi feita nesta terça-feira (4) pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, durante o anúncio dos programas Usinas Digitais e INOVApps, que estimulam a produção de conteúdos digitais criativos.

O edital de chamada pública do Usinas Digitais, lançado hoje, vai selecionar dois projetos neste ano, cada um deles com repasse de até R$ 4 milhões pelo ministério. Já a segunda edição do concurso INOVApps vai premiar 100 aplicativos para smartphones e TVs digitais conectadas, todos de interesse público, com R$ 50 mil para cada um.

"Tanto o Usina Digitais quanto o INOVApps têm como meta criar condições para facilitar o processo de produção de conteúdos digitais criativos", destacou Berzoini. Segundo ele, nos últimos 20 anos o avanço tecnológico transformou os meios de produção, distribuição e consumo. "Os países que se prepararem de maneira adequada terão capacidade de se apropriar melhor desse novo processo produtivo".

Parcerias

Com o Usinas Digitais, o Ministério das Comunicações estabelece parcerias com governos locais, entidades da sociedade civil ou instituições de pesquisa para incentivar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico em parques tecnológicos ou por meio de arranjos produtivos locais.

Essas parcerias resultam em laboratórios e centros tecnológicos que são utilizados para a produção de obras audiovisuais, jogos, aplicativos para smartphones, tablets e outras mídias eletrônicas. Nos dois últimos anos, o ministério já deu apoio à instalação de unidades em Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Já a segunda edição do concurso INOVApps vai selecionar 100 aplicativos desenvolvidos no Brasil. Os programas precisam ser inéditos, originais e devem ser compatíveis com, no mínimo, uma das seguintes plataformas: Android, iOS, Windowns Phonee Middleware Ginga.

Além disso, os apps propostos têm de se enquadrar em um dos 15 temas propostos pelo edital, que inclui saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outros temas.

O Usina Digitais vai receber propostas dos interessados até o dia 4 de setembro. Já as inscrições ao concurso INOVApps podem ser feitas até o dia 28 de agosto.