ASSINE
search button

Comer bem preserva a visão, dizem especialistas

Compartilhar

A saúde dos olhos depende também de uma alimentação correta. É a mensagem levada à Expo Milão 2015 pela Agência Internacional de Prevenção à Cegueira (Iapb) durante a mesa redonda "Mangiare sano per vedere a lungo"("Comer de modo saudável para enxergar por mais tempo"), realizada no espaço Cascina Triulza.    

Participaram do encontro oftalmologistas e especialistas, que explicaram os benefícios de alguns alimentos, em particular dos que contêm vitamina A e C, como cenouras e outros vegetais, úteis para manter a saúde da vista.    

"A visão é o símbolo da saúde do homem, pois garante autonomia e liberdade. A extensão do tempo de vida, portanto, está trazendo sempre mais idosos que sofrem de degeneração macular e retinopatia diabética. Por isso, nosso objetivo é difundir uma cultura de prevenção", disse o presidente da Iapb Italia, Giuseppe Castronovo.    

O encontro foi organizado em colaboração com um sindicato de aposentados. "As doenças dos olhos são frequentemente negligenciadas pelos idosos porque, em um momento de dificuldade econômica, tende-se a dar prioridade a emergências, e também porque acredita-se que, com o avanço da idade, a perda de visão seja natural. Porém, não é bem assim e estamos aqui para fazer nossos membros entenderem isso", acrescentou o secretário da entidade sindical, Ermenegildo Bonfanti.