ASSINE
search button

Boa aparência pode ser fator importante na carreira profissional, dizem especialistas

Compartilhar

A primeira impressão é a que fica. Quem já não ouviu ao menos uma vez essa frase no trabalho? No mundo corporativo, ter uma aparência 'saudável e natural' pode demonstrar confiança, responsabilidade e capacidade de administrar bem as atividades do dia a dia, sem interferir na saúde. Pesquisa anual realizada pela empresa Catho Consultoria em RH, mostrou que executivos preocupados com a saúde, bem-estar e cuidados pessoais, além de não fumantes, são preferidos pelos empregadores. 

Nos Estados Unidos, a preocupação com a aparência também é levada em consideração. Levantamento feito pelas Universidades de Harvard e Wesleyan revelou que candidatos considerados bonitos e bem cuidados, tiveram melhores propostas salariais pelos entrevistadores.

A boa imagem, atrelada à competência e o tempo de experiência profissional, pode garantir posições de destaque, chances de promoção, apesar da aparência não ser a única determinante no processo, já que só a imagem de um candidato nunca vai substituir a competência e pode até atrapalhar, diz a pesquisa.

Homens vaidosos

Pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) mostram que, no Brasil, foram realizadas mais de 2,5 milhões de cirurgias plásticas em 2014. No mesmo período, os procedimentos não cirúrgicos somaram a aproximadamente 3,2 milhões. Dados internacionais mostram um aumento de 30% no número de homens que procuram por tratamentos de beleza, em relação a 2010.

Segundo o cirurgião plástico Renato Tatagiba, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP),  os homens realmente vêm se preocupando mais com a aparência do que alguns anos atrás. "Um dos motivos é a competitividade do mercado de trabalho, que exige uma boa apresentação pessoal. Houve também uma queda em relação aos preconceitos que eles tinham de demonstrar que estavam se cuidando. Hoje, ao contrário, eles querem estar muito em forma e bem cuidados, inclusive com o auxílio da cirurgia plástica", diz Tatagiba, lembrando que a aparência não é mais uma opção, é sim, uma necessidade profissional.

Diversos pacientes procuram também procedimentos estéticos como botox e outros preenchimentos os tratamentos estéticos com este objetivo. "De uma forma geral, jovens empreendedores, profissionais que lidam com público e pacientes com mais de 40 anos optam por um 'new look' para enfrentar os desafios na carreira" assinala o especialista. Para ele, a manutenção de uma aparência mais jovem e saudável por parte dos homens é reflexo deste aumento.

"A aposta dos pacientes do sexo masculino é, na verdade, uma aposta também no seu sucesso profissional. Afinal de contas, sucesso e boa aparência cada vez andam mais próximos", finaliza.