ASSINE
search button

Cientistas dizem ter descoberto como melhorar o chocolate

Compartilhar

Um fermento em pó usado normalmente na produção alimentar pode em breve dar ao chocolate um sabor ainda melhor. Por anos, pesquisadores tentaram aperfeiçoar a fermentação da fava de cacau, controlando os micro-organismos envolvidos no processo. Mas, recentemente, um grupo de estudiosos belgas descobriu que o mesmo tipo de levedura utilizado para fabricar cerveja, pão e vinho funciona também na fermentação do chocolate.    

Na pesquisa, publicada no jornal Applied and Environmental Microbiology, os cientistas enfatizam que o chocolate produzido por meio dessa levedura, é, na realidade, melhor do que aquele obtido com a fermentação natural.    

Após a colheita, as sementes de cacau são amontoadas e cobertas por uma polpa branca, que é "contaminada" pelos micro-organismos presentes no ambiente e sofre um processo de fermentação.    

Para identificar quais são os melhores micróbios para a produção do chocolate, os cientistas estudaram, entre outros, alguns tipos de uma levedura frequentemente utilizada na cozinha e na indústria alimentar, a Saccharomyces cerevisiae.    

Eles cruzaram os micro-organismos que pareciam fornecer resultados melhores, obtendo assim híbridos para utilizar na fermentação do chocolate. Segundo os pesquisadores, ao provarem o sabor, consumidores preferiram o doce produzido pelas sementes fermentadas com essas novas leveduras.