ASSINE
search button

Empresas brasileiras de tecnologia de ponta focam o mercado colombiano

Compartilhar

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) promovem grande evento de tecnologia em julho, na Colômbia. O Brasil Tecnológico leva 50 empresas brasileiras de nove setores diferentes – tecnologia de informação, telecomunicações, eletroeletrônico, embalagens, médico-odontológico, fármacos e químicos, máquinas e equipamentos, defesa e sucroalcooleiro – até Bogotá para fazer parcerias e fechar negócios com companhias colombianas. A expectativa de geração de negócios é de U$ 30 milhões.

O país sul-americano foi escolhido para recepcionar o evento devido à sua crescente importância como parceiro comercial do Brasil. O país andino é mercado prioritário do Plano Nacional de Exportações, lançado em junho pelo MDIC, e a perspectiva de progressão do Produto Interno Bruto da Colômbia está bem acima da média global esperada para América Latina. Além disso, 38 setores que realizam projetos de promoção comercial com a Apex-Brasil têm o país como mercado alvo.

O evento já tem sucesso consolidado de anos anteriores. Edições precedentes ocorreram em 2008 na África do Sul e Colômbia, em 2009 no Peru e em 2011 na Rússia. Ao todo, 166 empresas brasileiras e 902 compradores internacionais já participaram das ações. “O Brasil Tecnológico é um projeto voltado para o posicionamento do país e para a promoção comercial conjunta de setores produtivos brasileiros que têm a alta tecnologia como diferencial. O evento vai mostrar que o Brasil possui tecnologias inovadoras e sustentáveis, com qualidade técnica comprovada”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.

O evento deste ano será realizado nos dias 22 e 23 de julho no Bogotá Marriott Hotel. A abertura oficial do encontro será feita pelo ministro Armando Monteiro (MDIC) e por David Barioni. As manhãs de ambas as datas serão reservadas à apresentação de seminários aos empresários de ambos os países e demais presentes: no primeiro dia, as entidades parceiras da Apex-Brasil falarão sobre tecnologias específicas das áreas de bioenergia, saúde, agronegócio e maquinário.

No segundo dia, é a vez de empresas que se internacionalizaram para a Colômbia contarem suas experiências e as principais oportunidades existentes no país. As tardes dos dois dias oferecerão rodadas de negócios, organizadas previamente para definir quais empresas colombianas estão mais propícias a se interessar pelo produto ou serviço de cada companhia brasileira e vice-versa. O foco não é apenas vender produtos e serviços, mas estabelecer parcerias duradouras.

Como destaque, haverá a presença de empresas brasileiras líderes no Brasil e no mundo em alta tecnologia. É o caso da FANEN, pioneira no mercado de neonatologia e fabricação de equipamentos médicos e de laboratório. A multinacional produziu a primeira fototerapia microprocessada do mundo, e segue criando inovações. Outra forte presença será da companhia Neoprospecta, especialista em análise microbiológica baseada em sequenciamento de DNA. A companhia atende a diversos segmentos, principalmente o industrial, em processos como de decomposição de resíduos e tratamento de efluentes. Essas e mais 48 empresas participarão das rodadas de negócios com compradores colombianos.