ASSINE
search button

Anac autoriza Gol a ampliar uso de aparelhos eletrônicos durante voo

Transferência de dados e ligações serão permitidos com aeronave estacionada

Compartilhar

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou pela primeira vez uma empresa aérea a ampliar o uso de aparelhos celulares, tablets durante todo o voo. Assim, passageiros da Gol Linhas Aéreas não precisarão desligar aparelhos em nenhum momento da viagem. A empresa alerta que, na maior parte do tempo, os equipamentos deverão estar no "modo avião".

Antes, não se podia usar os aparelhos nos momentos de deslocamento por terra, nos de decolagem, aproximação e pouso. A autorização agora vale tanto para os momentos em que o avião estiver estacionado, quanto nos momentos de deslocamento por terra até a pista, decolagem, subida, cruzeiro, descida, aproximação, pouso e deslocamento até a área de desembarque.

De acordo com a empresa, os aparelhos deverão estar no modo avião desde o deslocamento da aeronave na direção da pista de decolagem até o pouso. Nesse modo, os telefones celulares, laptops e tablets ficam livres de interferências. Por esse motivo, eles poderão ser utilizados durante praticamente todo o voo.

O uso de transferência de dados e ligações serão permitidos enquanto a aeronave estiver estacionada, e logo após o pouso, enquanto ela se desloca ao ponto de parada para o desembarque. “A experiência do voo fica mais descomplicada e agradável, evitando a necessidade de desligar os aparelhos, e possibilitando que o passageiro não interrompa integralmente suas atividades”, informou, por meio de nota, o diretor executivo de operações da Gol, Sergio Quito.

Ainda segundo a Gol, os equipamentos deverão ser guardados nos bolsões à frente da poltrona ou junto ao corpo no momento das instruções de segurança, pouso, decolagem ou turbulência, Dispositivos maiores que um tablet, por exemplo, devem ser armazenados nos compartimentos superiores.