ASSINE
search button

Academia Nacional de Medicina elege Francisco Sampaio para presidente

Diretoria toma posse no próximo dia 14 de julho, com objetivo de abrir ANM à comunidade

Compartilhar

A mais antiga instituição médica e científica do Brasil elegeu na noite desta quinta-feira (2) seu novo presidente e corpo diretor que tomam posse no próximo dia 14 de julho. O urologista e pesquisador Francisco Sampaio sucede o doutor Pietro Novellino para um mandato de dois anos a frente da Academia Nacional de Medicina (ANM) sob clima de fraternidade e união e com objetivo de dar continuidade à abertura da instituição, que completou 186 anos na última semana, à comunidade.

Após o resultado, doutor Sampaio conversou com o Jornal do Brasil e falou a respeito da eleição e do futuro, incluindo os projetos para o museu, biblioteca e arquivo da ANM, que reúnem vasta história da evolução da medicina no Brasil. "Me sinto com uma enorme responsabilidade, porque é a instituição médica e científica mais antiga do Brasil e que congrega possivelmente os médicos de maior sucesso no território nacional."

>>Academia Nacional de Medicina comemora 186 anos

"Esperamos nos próximos dois anos tornar a academia mais visível, receber estudantes de medicina e médicos jovens e influenciar nas políticas públicas de saúde", disse o presidente eleito, que tem 32 anos de carreira e se dedica também à vida acadêmica, dando aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1995, e é membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais.

Dono da cadeira de número 92 e 1º vice-presidente na gestão anterior, ele destaca o retorno da ANM à sua sede original, na Avenida General Justo, no Centro do Rio, após reforma do prédio como um dos frutos do esforço do presidente Novellino nos últimos dois anos, e comenta sobre os novos projetos: "O projeto do museu e da biblioteca já está pronto e vai ser implementado muito brevemente. Nós temos um individuo (José Luiz Gomes do Amaral)  que foi eleito para diretor do museu e já tem experiência. Foi ele quem montou o museu da Associação Paulista de Medicina e a Pinacoteca de lá, e nosso diretor de biblioteca (Wanderley de Souza) é um grande cientista, que já foi secretário de ciência e tecnologia e vice-ministro de ciência e tecnologia". 

Antes da eleição houve também a inauguração da sala de acolhimento acadêmico por Pietro Novellino, como um dos últimos atos de sua gestão, que se encerra no próximo dia 14, com a posse da nova diretoria eleita. O espaço serve como ambiente de acolhimento aos acadêmicos e ficou pronta recentemente. Como parte da decoração, há um óleo do acadêmico Achilles Ribeiro de Araújo, pintado por Candido Portinari.

Novellino considera a inauguração da sala como um dos atos que mais "honrou" esta que foi sua terceira gestão, e falou também sobre a abertura à comunidade, que tem sido um dos focos da ANM nos últimos anos. "Nós demos prioridade às sessões científicas de alto nível que fazemos e à representação da academia na sociedade, para que ela tenha mais conexão com a comunidade. Criamos o programa 'Uma Tarde na Academia', dedicada ao estudante de medicina, em que ele participa da discussão em casos apresentados, dá sua opinião, e também tem direito a um certificado, sem despesa alguma".  

Com experiência de seis anos como presidente da ANM em ocasiões diferentes, já que a Academia não permite reeleição, Novellino aconselha seu sucessor: "Que ele tenha muita paciência para ouvir as reivindicações dos acadêmicos. Cada um tem uma opinião, mas cada um faz com o intuito de contribuir. E acho que o maior desafio é manter a Academia e o prestígio que ela tem, mas Sampaio também é um homem que tem prestígio científico".

No dia 14, Francisco Sampaio se junta a outros 47 médicos que presidiram a Academia Nacional de Medicina, que teve como primeiro líder Joaquim Candido Soares de Meirelles, quando a instituição foi fundada, ainda no período imperial, por Dom Pedro I no dia 30 de junho de 1829.

Veja os nomes da diretoria eleita nesta quinta

Presidente: Francisco J. B. Sampaio

1º vice-presidente: José Galvão Alves

2º vice-presidente: Rubens Belfort Jr.

Secretário geral: Antônio Egídio Nardi

1º Secretário: Cláudio Cardoso de Castro

Tesoureiro: Omar Lupi da Rosa Santos

1º Tesoureiro: Sérgio Paulo Bydlowski

Orador: Carlos Gottschall

Diretor da Biblioteca: Wanderley de Souza

Diretor do Museu: José Luiz Gomes do Amaral

Diretor do Arquivo: Omar da Rosa Santos

Presidente da Secção de Medicina: Sérgio Augusto Pereira Novis

Presidente da Secção de Cirurgia: José de Jesus Peixoto Camargo

Presidente da Secção de Ciência Aplicadas à Medicina: Carlos Alberto Mandarim de Lacerda

*Do programa de estágio do JB