ASSINE
search button

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia premia museu mineiro

Compartilhar

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) premiou, na última segunda-feira (15), o Museu Itinerante Ponto UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Desafio+Ciência. A iniciativa, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), venceu na categoria Instituição Pop Ciência 2014, que reconhece as três instituições com o maior número de atividades comprovadas e cadastradas. A cerimônia aconteceu na Fundação Ezequiel Dias, durante a abertura do VIII Seminário de Empreendedorismo e Inovação- SIMINOVE.

O Museu Itinerante Ponto UFMG é um espaço científico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais, promovendo exposições e oficinas externas, interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência. A coordenadora do projeto, Tânia Margarida Costa, ressalta a importância de iniciativas como essas na valorização e popularização da ciência no Estado. “Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos com muita dedicação e empenho por educadores, alunos de graduação e servidores do Centro Pedagógico e da UFMG, e a certeza de que estamos na direção correta”, comenta Tânia. Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto recebe a homenagem em função das suas atividades e da importância da sua atuação no Estado.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a SNTC de 2014 teve recorde de inscrições. Foram cerca de 35 mil atividades cadastradas para concorrerem as premiações. Para 2015, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou o novo tema: “Luz, Ciência e Vida”. A temática foi escolhida com o objetivo de alinhar o evento ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).  A 12ª edição do evento está marcada para 19 a 25 de outubro de 2015 e o Museu Itinerante Ponto UFMG já se prepara para a próxima rodada. “Além de retomar os projetos iniciados em 2013 - a FEBRAT e o Café Científico Virtual – vamos realizar oficinas temáticas sobre a luz e apresentaremos, pela primeira vez, uma parte da exposição externa do Museu totalmente dedicada à luz”, comenta Tânia.

Esse ano, o Museu Itinerante Ponto UFMG estará na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em São Carlos, interior de São Paulo, no próximo dia 12 de julho.