ASSINE
search button

Vídeo: paciente é mantido acordado durante cirurgia no cérebro

Compartilhar

A cirurgia de remoção de tumores cerebrais feitas pela equipe do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Santa Catarina, mantem os pacientes acordados e com interação constante através de gestos e falas. No entanto, com Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, a operação foi diferente, o paciente tocou violão e cantou durante o procedimento. 

O repertório de músicas começou com uma música que Anthoyn fez para o filho recém-nascido, chamada "Emanuel", em seguida tocou uma clássica, "Yesterday" dos Beatles. Passou por músicas em alemão, outra do Roupa Nova, "Bem Maior" e até sertanejo, "Telefone Mudo". 

Confira o vídeo da operação divulgado pelo hospital:

O médico Marcos Ghizoni fez a cirurgia juntamente com o neurocirurgião Dr. Michel Linne e o neurologista Dr. Franciel Linne, responsável pela eletroestimulação mantiveram a monitoração cerebral - para evitar que ocorram danos em áreas sensoriais, motoras ou da fala - durante toda a cirurgia. O procedimento permite fazer todo um mapeamento das áreas do cérebro de forma segura.

Para manter o paciente acordado e sem dor, o anestesiologista e diretor clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Dr. Jean Abreu Machado, esteve presente, monitorando todo o procedimento. 

O mais comum é que as cirurgias sejam feitas com o paciente em estado de inconsciência, no entanto, quando o tumor está próximo de áreas com funções especiais do cérebro, como fala, movimentação e sensibilidade, acontece o risco de perda.