ASSINE
search button

Software brasileiro concorre à Copa do Mundo de Tecnologia

Livox permite e comunicação de pessoas com deficiência na fala

Compartilhar

O Livox, plataforma para tablets que permite a comunicação de pessoas com deficiência na fala, concorre à categoria EdTech da Copa do Mundo de Tecnologia 2015 (World Cup Tech Challenge). O vencedor, que será anunciado nesta quinta-feira (4), no Vale do Silício, Estados Unidos, será escolhido por meio de votação popular pelo site do evento, válida até amanhã (3), e de time de especialistas em TI.

Patrocinada pela Microsoft, a Copa do Mundo de Tecnologia reconhece e incentiva projetos revolucionários da área em todo o mundo. Neste ano competem 25 startups de 18 países nas categorias: Digital Media - Mobile, HealthTech, Next Gen Technology, Enterprise Software, FinTech e Edtech. O corpo de júri especializado é formado por executivos do Google, Intel, além de fundo de capitais privados.

O Livox foi desenvolvido por um pai especialmente para a sua filha, que tem paralisia cerebral e não fala. Destinado a pessoas com deficiências motoras, cognitivas e visuais, o software tem um catálogo de 20 mil imagens que expressa, por comando de voz, emoções e necessidades básicas, como alimentação, e ainda ajuda no aprendizado de matemática e na leitura. O Livox tem 10 mil usuários, entre famílias e instituições de assistência, como a brasileira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A ferramenta já foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de ser estudada pelo Hospital das Clínicas, o maior da América Latina, localizado em São Paulo.