ASSINE
search button

Nova tecnologia facilita aprendizado de crianças com dificuldades de audição

Compartilhar

O Sistema FM 'Amigo' é o novo recurso usado em sala de aula para garantir um bom aprendizado a crianças e jovens com dificuldades para ouvir. Com a nova tecnologia, professores podem manter uma comunicação direta com esses alunos, permitindo que eles entendam com clareza o que está sendo ensinado.

“O dispositivo ‘Amigo’ torna possível, por meio de um aparelho acoplado ao professor ou palestrante, ou mesmo junto ao sistema de som, que o deficiente auditivo ouça claramente a explanação, mesmo estando a uma distância de até trinta metros”, revela a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.

O sistema FM “Amigo” é composto por um microfone transmissor e um receptor. A pessoa que está falando, no caso o professor, utiliza o microfone colocado discretamente em um cordão no pescoço, e a sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo do aluno. Isso ajuda a diminuir qualquer efeito negativo de distância, reverberação ou ruído de fundo, mantendo o sinal da fala original alto e claro.

"Por meio de um exame audiológico muitas desordens do sistema auditivo são encontradas. Os pais devem estar atentos para os casos de crianças que falam alto, escutam a televisão em volume exagerado, apresentam rouquidão crônica, otites de repetição, têm dificuldades na escola, desatenção, distorções na fala e atraso no desenvolvimento da linguagem", explica a fonoaudióloga, que é responsável pelo Programa Infanto-Juvenil Cuidado Auditivo Amigo da Criança, da Telex.Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 7% da população mundial é portadora de algum grau de perda auditiva. No Brasil, a surdez é a segunda deficiência mais comum. Pelo menos dez milhões de brasileiros sofrem com dificuldades para ouvir.

"Com problemas na audição, as crianças podem apresentar dificuldades para aprender, já que não ouvem bem o que está sendo ensinado, afetando a leitura e a escrita. Além disso, podem ter problemas de relacionamento com colegas e apresentar distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso. Está comprovado que alunos com problemas auditivos têm menor rendimento escolar. Agora, com o ‘Amigo’, tudo fica mais fácil”, conclui Marcella Vidal.