ASSINE
search button

Exposição apresenta tipos de solos encontrados em Minas

Compartilhar

Na próxima terça-feira (19), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Departamento de Solos da Universidade de Viçosa (UFV) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) inaugura a “Exposição Solos de Minas”. O evento de abertura será às 9h na sede do Museu de Ciências Naturais da PUC, no Coração Eucarístico.

A exposição tem como objetivo divulgar e promover o solo como recurso precioso para ser valorizado e preservado em Minas Gerais. Serão expostos 20 monolitos de perfis de solos representativos do Estado, confeccionados por meio de parceria entre a Feam e a UFV. Os perfis podem ser visitados no Museu entre 19 de Maio e 1 de Agosto de 2015.

Produzidas de forma artesanal, as peças evidenciam as belas cores dos solos mineiros e permitem ao público diferenciar e entender como são formados. “concebidas como verdadeiras obras de artes estas peças buscam desmitificar a ciência do solo e despertar na população o interesse de entender e preservar este recurso que interfere diretamente na nossa qualidade de vida”, ressalta a diretora de Gestão da Qualidade Ambiental da Feam, Liliana Nappi Mateus.

A iniciativa faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em vista que 2015 foi declarado o Ano Internacional do Solo. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) busca conscientizar e educar a sociedade sobre o papel crucial na segurança alimentar, na mitigação das mudanças climáticas e na manutenção da vida na terra.

 

A Concepção das Peças:

As peças da Exposição “Solos de Minas” são um dos produtos desenvolvidos pelo Banco de Solos do Estado de Minas Gerais, criado por meio de parceria entre a Feam e a Universidade Federal de Viçosa, iniciada em 2008 com a instituição do Programa Solos de Minas. Além da UFV, este Programa contou também com a parceria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), além da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e do Centro de Desenvolvimento de tecnologia Nuclear (CDTN).

Desde a sua criação, o Programa Solos de Minas já desenvolveu diversos projetos, com a participação de pesquisadores dos principais instituições e centros de pesquisa do Estado, e contou também com o apoio e fomento ao desenvolvimento científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

“A Exposição é um grande marco para o órgão ambiental dada sua importância como um meio de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se conhecer e preservar os solos, tendo em vista sua importância fundamental para a vida do ser humano”, disse a diretora.

 

Serviço:

Exposição de Solos: de 19 de Maio a 1º de Agosto de 2015

De terça a sábado de 9h às 17h

Quinta-feira das 9h às 21h

Local: Museu de Ciências Naturais da Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas – Avenida Dom José Gaspar Avenue, 290, Bairro Coração Eucarístico Campus, Belo Horizonte / MG.