ASSINE
search button

Descubra os temores que rondam a cirurgia plástica

Compartilhar

Uma hora você decide que vai finalmente realizar sua tão sonhada plástica, mas na outra desiste dos planos só de pensar nos riscos da cirurgia? Então, seja bem-vinda ao clube das mulheres que morrem de medo do bisturi. Mas será que esses medos têm fundamentos? Fomos averiguar junto a especialistas o que realmente é fato ou boato para que você se tranqüilize, supere essa aflição e consiga realizar a tão sonhada cirurgia estética.

Embora as lipoaspirações, os implantes de silicone, as rinoplastias e outras cirurgias sejam realizadas cada vez com mais frequência e menos riscos, há ainda quem resista a elas. No ranking dos grandes temores, aparecem, de acordo com os cirurgiões, a anestesia e a localização da cicatriz.               

Mas se você está achando que o medo é fruto de insegurança descabida, pode começar a respirar tranquila. Afinal, segundo psicólogos, a tensão diante de uma cirurgia é normal e saudável. "Não sabemos como os cirurgiões operam, não sabemos como é o pós-operatório e se o resultado vai nos agradar. O medo é proporcional a falta de conhecimento sobre o assunto", explica o cirurgiào plástico Luis Henrique Bussinger , Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Tudo isso sem contar que se trata de um procedimento cirúrgico, o que nos remete, mesmo que inconscientemente, a hospital, anestesia e internação. "O fato de uma cirurgia plástica ser um procedimento definitivo também acaba gerando mais insegurança. Diferentemente de um corte de cabelo que ficou ruim e basta esperar o cabelo crescer novamente, uma rinoplastia malfeita, por exemplo, pode ser um problemão", justifica o médico. No entanto, o profissional alerta: "O importante é não deixar que o medo a impeça de procurar um cirurgião se um problema estético incomoda”.

A seguir, desvendamos o que é mito ou verdade no que se refere aos temores de quem ainda não criou coragem para operar:

Infecção hospitalar

Segundo a portaria do Ministério da Saúde número 2616, de 1998, todos os hospitais devem possuir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, e é de responsabilidade do médico a escolha do local a ser realizada a cirurgia, que deverá seguir as normas do controle de infecção. Além disso, os especialistas afirmam que no pré-operatório é feita a profilaxia, ou seja, a prevenção por meio do uso de antibióticos para evitar os riscos do corpo contrair qualquer quadro infeccioso. Por parte das pacientes, é permitido ainda o direito de conhecer antes da cirurgia o hospital onde será internado para observar como é feito o atendimento, a higiene do lugar e o tratamento que os profissionais dão aos seus pacientes.

Passar mal com a anestesia

Antes, durante e depois do procedimento, a equipe médica deve tomar todas as precauções para garantir o sucesso da anestesia, parte fundamental para que a cirurgia aconteça com tranqüilidade. Segundo o Dr. Marcelo Galhardi, médico anestesiologista da equipe do Dr. Bussinger, são raras as complicações anestésicas devido ao bom preparo no pré-operatório e ao monitoramento das funções vitais garantindo a segurança enquanto a cirurgia é realizada. “É este procedimento que auxilia a equipe médica e ajuda consideravelmente a evitar as complicações pré-operatórias. Procedimentos cirúrgicos sempre são iniciados apenas após a anestesia estar devidamente aplicada e o paciente monitorado", ressalta o médico.

Embolia pulmonar

Embora rara a ocorrência, a embolia pulmonar afasta pacientes da mesa de cirurgia plástica. A complicação acontece apenas quando um coágulo que está fixo em uma veia se desprende e vai pela circulação até o pulmão, obstruindo a passagem de sangue por uma artéria. "Para afastar ao máximo os riscos de uma embolia pulmonar e de qualquer complicação durante a plástica, antes de todo ato cirúrgico cabe ao médico solicitar exames pré-operatórios que irão diagnosticar doenças sistêmicas. Se elas existirem, medidas preventivas e de tratamento serão tomadas para eliminá-las antes do dia da operação", tranquiliza o cirurgião plástico.

Não gostar do resultado

A insatisfação, no geral, ocorre porque se criam falsas expectativas quanto ao resultado da cirurgia. Algumas mulheres chegam ao consultório com o sonho de ficar com o visual igual ao de alguma famosa. Só que isso dificilmente vai ser possível, daí a decepção.

Assim, cabe ao médico não prometer realizar o que não vai conseguir fazer. "O primeiro passo para evitar a insatisfação com os resultados é a consulta médica. Nela, as dúvidas serão sanadas, as ansiedades minimizadas e as falsas expectativas retiradas. Durante a consulta, o médico deverá orientar a paciente sobre as limitações técnicas, entender o que ela deseja e eliminar expectativas infundadas", diz Bussinger.

Rejeição à prótese

Aumentar os seios ou bumbum com próteses de silicone está entre os procedimentos mais procurados atualmente, mas e se o organismo rejeitar a prótese? De acordo com o cirurgião, os índices de rejeição são praticamente desconsideráveis. "Estudos comprovam que, em geral, a rejeição a prótese é inferior a 1 %”, relata.

Perfuração dos órgãos durante a lipo

A escolha do profissional que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica assegura consideravelmente um caminho para uma cirurgia bem sucedida e a redução de risco de perfuração dos órgãos. "A lipoaspiração é feita apenas na camada de gordura e não há risco de perfuração, desde que o profissional domine a técnica - como é o caso de médicos que sejam membros da Sociedade, que passam por uma série de avaliações antes de conseguirem o título", enfatiza.

Dicas para superar seu medo: 

1. O primeiro passo para dominar o medo de operar é reconhecer que você tem medo. 

2. Procure obter o máximo de informação possível. 

3. Converse com pessoas que já fizeram cirurgias plásticas (e de preferência o mesmo procedimento que você deseja fazer) e procure esclarecer suas dúvidas. 

4. Consulte com um cirurgião competente e em quem confie plenamente. Se possível, peça a recomendação de alguém. 

5. Uma vez encontrado o cirurgião, tenha em mente que você vai colocar seu corpo e sua vida nas mãos dele. Você só deve operar se sentir que será bem amparada e confiar na competência do profissional. 

6. Tenha expectativas realistas quanto o resultado final. Informe-se com o seu médico e procure mais de uma opinião. Converse com os cirurgiões para saber o que esperar e qual o resultado possível. 

7. Peça ajuda aos seus amigos e familiares. O apoio deles é muito positivo e contribui a diminuir a ansiedade.