Sonda da Nasa encontra espécie de 'salmoura' em Marte

As condições frias e desoladas no planeta vermelho dificultam a presença de água líquida, mas recentes descobertas da sonda Curiosity revelam que Marte possui uma película fina e salgada – com a presença de sais perclorato - perto do seu trópico que evita o congelamento do solo durante a noite. As informações são do IFL Science.

As descobertas são baseadas em dados publicados na revista Nature Geoscience esta semana, e sugerem que existe uma mudança ativa na água do planeta entre a atmosfera e sua superfície, onde as condições seriam inviáveis para seres vivos, como micróbios.

A sonda da Nasa atravessa a chamada “Cratera Gale”, próxima ao equador no planeta vermelho, o que permitiu à equipe internacional liderada por Javier Martín-Torres da Universidade de Tecnologia Luleå, analisar umidade e temperatura atmosférica de um ano marciano completo. Neste tempo, porém, ainda não foi possível detectar as possíveis “salmouras líquidas” diretamente, mas, segundo Martín-Torres já é possível observar “as condições para a formação de salmouras na superfície”.

O Perclorato de sódio é um tipo de sal que reduz a temperatura de congelamento da água; ele também “puxa” as moléculas da água da atmosfera para formar um líquido corrosivo (salmoura). “Esses sais levam o vapor de água da atmosfera e o absorvem para produzir as salmouras. De acordo com as medidas, as salmouras líquidas poderiam estar se formando nos solos superiores da cratera durante a noite marciana, e, em seguida, evaporam quando a terra e ar começa a se aquecer depois do nascer do sol”, explicou o cientista.