ASSINE
search button

Mesmo com acesso gratuito pelo SUS, tratamentos alternativos ainda geram dúvidas

Compartilhar

Muito se fala da busca por hábitos saudáveis, alimentos naturais, atividades físicas e qualidade de vida. Porém, quando o assunto é o tratamento de doenças, as pessoas recorrem ao método convencional. Mesmo com uma procura crescente por terapias alternativas ou terapias integrativas, inclusive, com acesso gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), as dúvidas a respeito desse tema, como por exemplo, a homeopatia, ainda é constante.

Existente há quase 200 anos, procurada por milhões de pessoas no mundo todo e reconhecida no Brasil para ser exercida pelo CBO do Ministério do Trabalho como uma ocupação - Homeopata, a homeopatia pode tratar desarmonias físicas e psíquicas como asmas, alergias e gripes, além de depressão, câncer, diabetes e até traumas emocionais. De acordo com Eliete M. M. Fagundes, coordenadora do curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahnemann, a homeopatia trata diversas questões, contudo as pessoas ainda desconhecem que ela é preventiva. “Ao se tratar, embora a pessoa já possua alguma doença materializada, estará prevenindo o surgimento de outras futuramente”, reforça.Diante de tantos questionamentos, a homeopata esclarece o que é mito ou verdade sobre a homeopatia:

Os medicamentos alopáticos podem ser suspensos e substituídos pelos medicamentos homeopáticos a fim de substituir tratamentos de doenças mais sérias como infecções (geralmente tratados com antibióticos) ou, até mesmo câncer.

Mito. O doente pode optar pelo tratamento homeopático de forma concomitante, nenhum homeopata interfere no tratamento alopático do doente, apenas seu especialista pode fazer isso.

Apenas médico pode ser homeopata.

Mito. A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 e sempre foi indicada por pessoas das mais variadas formações. No entanto, em 1980 passou a ser mais uma especialização da medicina, o que não caracterizou uma exclusividade. O Ministério do Trabalho classifica Homeopata sem ser médico, portanto, independente da área, se a pessoa possui formação adequada e registro em órgão competente, pode ser homeopata. Atualmente, o Instituto Tecnológico Hanhnemann é a instituição mais antiga a ministrar cursos de homeopatia no Brasil para pessoas das mais variadas formações. 


A homeopatia pode ser usada como complementação da alopatia.

Verdade. Como trabalham com vibrações diferentes, elas podem ser usadas de forma concomitante em todos os casos. No entanto, nos casos em que o doente for diagnosticado que necessita de medicação continua por décadas, somente o especialista pode comprovar, pelos exames específicos, de que não há mais necessidade do remédio químico ou que a dosagem pode ser reduzida.


Os medicamentos homeopáticos são menos agressivos para o organismo que os tradicionais.

Verdade. Os medicamentos homeopáticos não provocam doenças secundárias pelo uso prologando como faz os alopáticos. Além disso, harmoniza a pessoa como um todo, com o seu ambiente de trabalho, na família, mesmo durante o tratamento a pessoa começa a mudar e torna-se mais solidária, menos agressiva.


O tratamento homeopático pode causar prurido cutâneo.

Verdade. De acordo com Eliete M. M. Fagundes, alguns doentes têm maior sensibilidade que outros e nesses casos pode surgir uma reação chamada de exoneração, em que o organismo está fazendo um movimento de limpeza interna, deve suspender o tratamento e entrar em contato com o seu homeopata.Curso de Homeopatia

Para estudar Homeopatia, o Instituto Tecnológico Hahnemann, referência nacional nessa área há mais de 20 anos, realiza o curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia. As aulas buscam o esclarecimento sobre o assunto e a capacitação de profissionais de todas as áreas. Realizado sempre em um sábado por mês, de 8 às 18h, ao final de dois anos, o aluno receberá o certificado chancelado pelo Instituto Tecnológico Hahnemann e Homeobrás, que são aceitos pelos órgãos governamentais e particulares para fins de registro ou como expedição de alvará de Terapeuta Homeopata.

Com uma carga horária de 400 horas/ aula, o curso tem inicio esse mês. As aulas acontecem na capital fluminense na UFRJ (Av. Pasteur, 250, fundos, Pavilhão Newton, Campus Urca, Botafogo) e na cidade de Nova Friburgo (Avenida Galdino do Valle Filho, 15, Centro). A matrícula custa R$99 e a mensalidade R$198. Informações no www.homeopatias.com ou pelo telefone (31) 3003-6777.