ASSINE
search button

Debate sobre a cor do vestido invade a web

Branco e dourado ou azul e preto? Essa é a dúvida dos usuários

Compartilhar

Uma foto de um vestido parou a internet nas últimas 24 horas. É azul e preto ou branco e dourado? Essa foi a pergunta que os internautas se fazem até o momento. A confusão começou quando a cantora Caitlin McNeill postou no Tumblr a pergunta "de que cor é esse vestido?". Logo a imagem viralizou e se espalhou para outras redes sociais. McNeill contou que iria cantar em um casamento e mãe da noiva enviou a foto do tal vestido - que ela viu como branco e dourado. Mas, na hora da cerimônia, a cantora apareceu com a mesma peça - só que azul e preto.    

A BBC de Londres fez uma matéria especial em que mostra que o que causa a diferença da cor é a saturação. "Ao aumentar a saturação e deixar as cores existentes mais fortes - sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos", explica a especialista Emma Lynch.    

Já o site "Wired" diz que a diferença na cor é explicada pela maneira que o nosso cérebro interpreta a luz que chega através das retinas. Segundo eles, a tentativa do cérebro de compensar a variação das cores faz com que as pessoas vejam a peça de maneira diferente.    

E como não poderia deixar de ser, os internautas começaram a criar memes com o vestido e ironizaram a brincadeira. Aliás, a peça de roupa, que é preta e azul, é vendida pela grife Roman Originals por 50 libras (R$ 200).