ASSINE
search button

Carnaval, verão e diversão: o cuidado com a saúde dos pequenos neste período

Compartilhar

Carnaval e verão formam uma combinação perfeita para a diversão, mas todo o cuidado com a saúde é pouco, especialmente quando o assunto é criança. O pediatra Mario Novais, dos hospitais Barra Day e Daniel Lipp, no Rio de Janeiro, o principal cuidado nesse período é com o sol.

"Procure levar seu filho sempre aos lugares mais ventilados. Fuja das aglomerações e de locais onde o barulho é muito intenso. Use sempre o filtro solar de proteção mínima de 30 e a cada 2 horas, mesmo se não estiver na praia. Evite exposição ao sol entre às 10 horas até às 15 horas. Ofereça com frequência água ou sucos naturais", alerta o especialista.

Segundo o pediatra, outra medida fundamental é com a qualidade da comida e bebida consumida na rua. A melhor opção, na avaliação do médico, é sempre levar as refeições caseiras das crianças para todos os passeios. "Alimentos preparados em casa devem ser a prioridade. Evite comprar alimentos em ambulantes, porque não saberá a origem e o modo de preparo deles. Um isopor com almofadas de gelo é muito útil. Coloque ali as mamadeiras que você preparou, garrafas com água filtrada e para crianças maiores dê preferencia para frutas ou sanduíches naturais. Evite quaisquer produtos à base de cremes e maionese", esclarece Novais.


Com mais de 300 blocos, desfiles de escolas de samba e bailes durante os quatro dias de carnaval, a preocupação de quem vai levar crianças para pular carnaval deve ser, além da saúde, com a identificação para evitar que elas se percam. "Evite aglomerações. Coloque uma pulseira com seu telefone no punho da criança antes mesmo de sair de casa. Bailes de carnaval em Clubes e Shoppings são mais seguros. Blocos de rua podem ser um desastre para crianças se os pais não estiverem muito atentos", conclui o especialista.