ASSINE
search button

Após atrasos, COP20 chega a consenso e divulga acordo

Países ricos tiveram de fazer concessões para o texto final, concluído nesta madrugada

Compartilhar

Depois que o prazo de término estourou em 31h, a Conferência sobre Clima das Nações Unidas, conhecida como "COP20", conseguiu chegar a um acordo final na madrugada deste domingo (14), em Lima, no Peru. O consenso só foi alcançado após os países ricos fazerem concessões durante as discussões sobre o texto final da cúpula, que leva como título "Chamamento de Lima para a Ação sobre o Clima" e que aponta compromissos para 195 nações reduzirem as emissões de gases do efeito estufa. 

O texto é considerado a base para o acordo global que será negociado em novembro de 2015, em Paris, na COP21, que substituirá o Protocolo de Kyoto a partir de 2020. O maior objetivo é impedir que a temperatura média do planeta suba mais do que 2ºC até o fim do século. 

A cúpula em Lima estava prevista para terminar na sexta-feira (12), mas, sem um consenso sobre o texto final, foi adiada para sábado. Os países só conseguiram chegar a um acordo durante a madrugada deste domingo. O maior dilema recaía sobre a responsabilidade comum, porém diferenciada. 

Países em desenvolvimento que lideram a emissão de gases de efeito estufa na atualidade, como China e Índia, não queriam assumir compromissos iguais ao das nações já desenvolvidas, que são acusadas de ainda emitirem gases e de serem as responsáveis pela maior parte de CO2 na atmosfera desde 1750. Agora, a versão final do documento de Lima deixa claro que as responsabilidades são diferenciadas.