ASSINE
search button

Mesquita encerra Semana de Ciência e Tecnologia

Compartilhar

Este sábado, 18 de outubro, foi o último dia de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mesquita. O evento, que teve como objetivo divulgar e popularizar os conhecimentos de natureza científica e tecnológica, foi organizado pela prefeitura, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ).

Com o tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", alunos de instituições de ensino da cidade apresentaram aos visitantes experimentos elaborados com o auxílio de professores. "Mais de 2 mil alunos visitaram a feira, sem contar o público em geral. O evento foi importante para levar mais conhecimento a todos", disse o secretário de Educação, Rodrigo Rodrigues.

A tenda montada no Paço Municipal, Centro, foi visitada por milhares de pessoas durante os quatro dias da feira. No sábado, quem passou pelo local pôde conferir, entre outros projetos, a casa alimentada por energia solar, elaborada por alunos da E. M. Manoel Reis. "Gosto muito de fazer parte do Projeto Casulo, que fez esta casa. Sempre aprendo coisas legais", disse o jovem Denilson Junior, aluno do quinto ano.

Dezenas de criações foram apresentadas durante a mostra e entre elas também destacam-se o "ar condicionado ecológico", do aluno Jackson Thalles, da E.M Ernesto Che Guevara, e protótipos de aparelhos que não agridem o meio ambiente, desenvolvidos por alunos de cinco escolas municipais que participam da oficina de introdução à Robótica, do programa Mais Educação.

Como parte da Semana de Ciência e Tecnologia, também houve palestras e peças teatrais sobre o tema. Expositores levaram novidades que estimulam o aprendizado por meio da alimentação saudável e itens de beleza criados com produtos naturais, entre outras. O polo do IFRJ de Mesquita também recebeu visitantes ao projeto "Portas Abertas", que mostrou diversas experiências relacionadas ao corpo humano.