ASSINE
search button

Caminhada Rosa marca dia mundial de combate ao câncer demama

Evento no Rio de Janeiro reforça a importância damamografia a partir dos 40 anos

Compartilhar

Neste domingo (19), a orla da Barra da Tijuca será palco de uma caminhada de 2,5 km para reforçar a importância do exame de mamografia a partir dos 40 anos. O evento será realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) Regional Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Médica da Barra e a concentração será às 9h em frente ao Bondinho da Barra, no Posto 5, indo até a Praça do Ó. A participação na caminhada é gratuita e a SBM sugere que os participantes vão vestidos de rosa, com roupas leves e bebam água durante o trajeto.

A caminhada ocorre durante o mês de prevenção do câncer de mama, o chamado Outubro Rosa, movimento com repercussão no mundo inteiro, e o objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da saúde da mama. O evento serve para ressaltar a importância de momentos como a visita ao mastologista regularmente para as mulheres acima dos 40 anos e da realização anual da mamografia. Além disso, pretende reunir mulheres de todas as idades e familiares que já passaram pelo problema, além de entidades da sociedade civil que lutam pela causa.

Segundo estimativas do governo federal somente neste ano ocorrerão mais de 57 mil novos casos da doença no Brasil, com mais de 12 mil mortes, sendo a neoplasia maligna que mais acomete as mulheres no Brasil. De acordo com o mastologista Alexandre Villela, o diretor da SBM Regional Rio e responsável pelo evento, o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura em até 95%. “A mamografia é o exame mais preciso e essencial para a mulher dessa faixa etária. É preciso que toda a mulher acima dos 40 anos tenha essa percepção e realize a mamografia”, afirma.

*Do programa de estágio do JB