ASSINE
search button

Nobel de Física é dado aos criadores da luz LED 

Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura ganharam prêmio

Compartilhar

O Nobel de Física foi entregue para Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura pela criação das luzes LED (Light Emitting Diode) nesta terça-feira (07). Os dispositivos eletrônicos revolucionários usam propriedades óticas de alguns materiais para respeitoso ao meio ambiente.

    Os trabalhos para essa criação começaram a ser feitos no início dos anos 1990. Antes desse estudo, a indústria tinha apenas à disposição as lâmpadas LEDs de cor verde e vermelha. Com o trabalho dos três japoneses, foi possível conseguir o LED branco, pois eles desenvolveram a luz azul. A descoberta permite um uso mais consciente dos recursos naturais, pois consume muito menos materal e gasta menos energia. Além disso, ela possibilita a chegada de energia a lugares remotos, por ser mais barata que as lâmpadas incandescentes.

    Akasaki (85 anos) e Amano (55), ambos da Universidade de Nagoya, e o norte-americano Nakamura (60), que desde 1994 se transferiu da Universidade japonesa de Tokushima para a de Califórnia , são os responsáveis pela descoberta e criação das lâmpadas. Amanhã (08), será a vez de conhecer o Nobel de Química, na quinta-feira (09), o de Literatura e na sexta-feira (10), o Nobel da Paz. Ontem (06), John O'Keefe, May-Britt e Edvard Moser receberam o Nobel de Medicina pela pela descoberta do sistema de células que nos orienta, como se fosse um "GPS" cerebral.