ASSINE
search button

Cidadania na TV teve início no fim de semana na Bahia

Compartilhar

No fim de semana foi dada a partida na transmissão ao vivo do projeto piloto do canal da cidadania, cuja lei foi regulamentada no governo Lula com objetivo de democratizar a Tv brasileira, com a implantação de quatro canais digitais, sendo um para o governo do estado, outro para a prefeitura e dois para a sociedade civil. O feito é inédito no país e tem como objetivo dar voz à sociedade brasileira, visando não perder as referências culturais nacionais.

A lendária cidade de Canudos, na Bahia, foi escolhida para inaugurar o projeto, principalmente pela sua simbologia, a de ser – no fim do século XIX - um dos cenários mais tristes e ao mesmo tempo mais emocionantes da história do Brasil. Com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e com os apoios da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e da prefeitura da cidade, além dos canais de comunicação TVE e TV Pelourinho, o projeto piloto foi idealizado e executado pela Tv Local, de Vitória da Conquista.

Foram realizadas oficinas de preparação de produção, apresentação e técnicas de introdução à Tv, com a produção de Marcus Vinicius Cantarelli, Eduardo Rodrigues (diretor geral do evento) e Luiza Oliveira (Coordenadora de Equipe), todos da Tv Local, além da orientação de profissionais da Tv Pelourinho. Os alunos tiveram a oportunidade de preparar e executar a programação dos três dias de transmissão ao vivo, a partir do Memorial Antônio Conselheiro (Uneb-Canudos) para toda a Canudos no canal 14 do UHF local.