ASSINE
search button

Pirâmide mais antiga do Egito 'não cairá nunca', diz ministro

Compartilhar

O ministro egípcio das Antiguidades, Mamdouh Eldamaty, garantiu nesta quarta-feira (17) que a pirâmide Saqqara, a mais antiga do Egito, nunca cairá. O ministro está há semanas percorrendo os sítios arqueológicos de seu país para verificar o estado dos monumentos. O anúncio de uma reforma da pirâmide Saqqara gerou polêmicas.    

Eldamaty concedeu hoje uma coletiva de imprensa em frente a Saqqara, que tem cerca de 4,6 mil anos. Há tempos, estruturas de madeira escoram o monumento até o cume, a 62 metros de altura, mas a inexperiência teria causado o seu colapso, bem como uma poça escavada na parte externa para chegar até a base da pirâmide.    

"É tudo falso", disse o ministro antes de entrar no pequeno corredor que leva para a câmara central se referindo a um possível colapso da estrutura. Em todos os lugares dentro da pirâmide estão estruturas de ferro que chegam até o teto para sustentar o monumento.    

"Vejam, os trabalhos estão acontecendo, estavam parados há três anos por causa da instabilidade do país", destacou Eldamaty.    

Durante o ano de 2011, quando o Cairo, que fica a 30 quilômetros do local, estava envolvido em manifestações contra o então presidente Hosni Mubarak, neste e em outros sítios arqueológicos ladrões levaram tudo que podiam.