ASSINE
search button

Pesquisa: ninguém bebe mais café que jornalistas e policiais

Compartilhar

Um estudo feito pela NHS Choices confirmou o que muitos suspeitavam: jornalistas e policiais são os profissionais que mais bebem café. Com média entre quatro e cinco copos por dia, esses profissionais estão acima do número máximo de consumo seguro recomendado, cerca de quatro copos por dia. 

A lista segue com professores em terceiro lugar, comerciantes, médicos, executivos, profissionais de televendas, técnicos de informática, vendedores e motoristas, que tomam pouco mais de um copo por dia, logo após. 

Dos entrevistados, 70% admitiram que seus desempenhos seriam afetados caso não consumissem, ao menos, uma xícara da bebida. De acordo com a NHS, beber mais de quatro doses de café pode causar aumento de pressão e açúcar do sangue. No entanto, a mesma pesquisa informa que consumir café com certa regularidade e moderação pode diminuir o risco de doenças no coração. 

Porém, especialistas também afirmam que o tradicional ritual de tomar café de manhã caracteriza uma forte dependência da bebida, compatível, em intensidade, com o vício em drogas como o cigarro. "Pessoas que consomem café regularmente se tornarão dependentes. Se você tirar a cafeína delas, sua produção irá cair pela metade", disse o professor e biólogo Peter Rodgers, que estuda os efeitos do café há mais de 20 anos. 

"Café não é necessariamente benéfico. Aumenta a pressão do sangue, o que não é uma coisa boa", finalizou. A pesquisa, realizada entre 1 de julho e 17 de agosto, mostrou que homens consomem mais a bebida do que mulheres. Mas por pouco, cerca de 5% a mais.