ASSINE
search button

Exposição BID-Brasil mostra novidades da indústria nacional de defesa

Compartilhar

O ministro da Defesa, Celso Amorim, abriu nesta quarta-feira (2) a 3ª Mostra da Base Industrial de Defesa (BID-Brasil), que expõe equipamentos de cerca de 90 empresas nacionais de produtos de defesa, com o intuito de divulgar as inovações do setor, além de oferecê-los ao mercado internacional.

Amorim destacou a importância do evento como forma de apresentar produtos de defesa e ampliar as exportações do setor. “Dessa mostra podem resultar exportações importantes não só pro nicho de defesa, mas também para a própria balança de pagamentos do Brasil”, afirmou.

A BID-Brasil é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), com apoio do Ministério da Defesa.

O presidente da Abimde, Sami Hassuane, afirmou que os avanços na área de defesa ajudam no desenvolvimento industrial do Brasil. “A tecnologia dos equipamentos expostos aqui, de simulação, de veículos remotamente pilotados - nós temos até algo ligado à proteção alimentar - mostra em que patamar se encontra nossa indústria de defesa”, salientou.

Entre os equipamentos expostos estão a aeronave remotamente pilotada (ARP), o carro de combate Guarani e o lançador de foguete Astros 2020.

“Isso é muito importante do ponto de vista industrial e tecnológico, mas também para a defesa do país. Porque são essas empresas que devem garantir, em algum momento de dificuldade, a disponibilidade desses equipamentos”, destacou Amorim.