ASSINE
search button

A importância da prevenção para caminhar ou correr com segurança

Compartilhar

A corrida em busca do corpo perfeito tem se intensificado, e um dos exercícios mais procurados para melhorar o condicionamento físico e, de quebra, perder algumas calorias, são as corridas e caminhadas. Porém, quando as modalidades são praticadas sem orientação médica ou profissional e com calçados inadequados, podem trazer desde problemas simples como bolhas e joanetes ou desencadear lesões mais sérias nos ligamentos do joelho, traumas na coluna ou inflamações na planta do pé.

Os pés são à base de toda a sustentação e alinhamento do corpo humano, são eles que proporcionam o equilíbrio e a estabilidade do indivíduo. Segundo o ortopedista e traumatologista, especialista em quadril, Daniel Ramallo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, cada pessoa tem um tipo específico de pisada, que é determinado pelas características anatômicas do tipo de pé (normal, plano e cavo), disposição dos joelhos, ângulo formado junto com o quadril e flexibilidade das articulações, como a do tornozelo. “Devido a esses fatores, que diferenciam as pisadas de cada indivíduo, caminhar ou correr com um calçado inapropriado pode sobrecarregar as principais articulações, como as do joelho, pés e dos quadris”, explica o médico.

Sendo assim, a escolha do calçado apropriado é de suma importância para iniciar esse tipo de modalidade. O especialista explica que além desses desvios, os pés sofrem alterações de natureza causativa, adaptativa, ou ambas que visam o equilíbrio, estática e alinhamento da estrutura esquelética e se alguma coisa não vai bem, o indivíduo pode apresentar diversos problemas e lesões. “Quando apresentamos desequilíbrio neste sistema postural, podemos sentir dores, tendinites, artrose, enrijecimentos, contraturas musculares, patologias de ordem postural e limitações nos movimentos”, afirma o médico.

De acordo com Ramallo, além do calçado certo, existe outro mecanismo tecnológico para evitar as possíveis lesões e traumas na coluna durante a realização da atividade: As palmilhas esportivas. “Cada modalidade de esporte, seja a corrida, a caminhada ou basquete tem uma palminha esportiva específica, que é usada para evitar um maior esforço nas articulações e possíveis lesões”, conta Daniel Ramallo.

As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda região plantar, joelho, quadril e coluna. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promove um aumento na eficiência do controle postural durante as atividades esportivas. Daniel Ramallo, explica que este complemento do calçado tem uma importância maior por estar diretamente em contato com a região plantar. “Esta região tem uma densidade muito grande de neurosensores que captam as variações de pressão e deslocamento e as enviam para o sistema nervoso central”, afirma o especialista.

Na hora de começar a atividade física, os especialistas são unânimes: Antes de iniciar uma atividade física é de suma importância buscar a orientação profissional. “Procurar esses profissionais antes do inicio das atividades é a melhor forma de prevenir lesões e problemas mais sérios nas articulações”, conclui o médico.